Quando devemos empregar a norma culta e em quais situações?

Perguntado por: ealegria3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

O que é a linguagem culta? A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.

Características da norma culta
Privilegia a correção gramatical; Apresenta um vocabulário rico e diversificado; Utiliza estruturas sintáticas complexas; Ensinada na escola e usada na comunicação social.

Veja as principais:

  1. Pronúncia correta das palavras;
  2. Preocupação com a concordância verbal e nominal até mesmo na hora da fala;
  3. Preocupação com as flexões do substantivo;
  4. Seguir as regras da gramática normativa;
  5. Ausência de gírias;
  6. Ausência de chavões.

Um profissional -para ter sucesso em sua vida profissional- precisa expressar-se corretamente. A linguagem, por excelência, é o marco pessoal. Na verdade, uma fala expressa corretamente e sem ser autoritária é o que torna a pessoa um referencial enquanto gestor.

A norma culta é a praticada em um meio social considerado culto. É a que mais se aproxima da norma padrão, ou seja, da gramática. Ela é, portanto, a variação-base dos indivíduos de grandes centros urbanos, ao passo que contribui para a uniformização da comunicação efetiva em uma determinada língua.

Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Trata-se de uma descrição do português atual na sua forma culta. É chamada também de língua padrão, registro culto, ou ainda registro formal.

A linguagem formal é mais elaborada e utiliza a norma culta da língua, sendo utilizada em situações profissionais e acadêmicas que requerem um registro mais cuidadoso da língua. Já a linguagem informal é mais coloquial e utilizada em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares.

Linguagem é um processo de comunicação utilizado na transmissão de uma mensagem entre interlocutores. Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais.

Observe algumas linguagens específicas usadas nas apresentações:

  • visual;
  • corporal;
  • oral;
  • sonora.

Percebemos, assim, que a norma-padrão é a norma da gramática e a norma culta é a variedade lingüística do uso real dos falantes com escolarização superior completa, ou seja, aqueles que têm mais contato com a escrita.

A norma culta da língua portuguesa é considerada a principal variação, já que é a que mais se aproxima da norma padrão, ou seja, da gramática. Essa matéria Norma culta, o que é? Conceito, características e variações linguísticas foi criada pelo site Conhecimento Científico.

É perfeitamente possível usar a norma culta e tentar ser simples – explicando termos complexos, recorrendo a sinônimos mais familiares, fazendo comparações com situações conhecidas, evitando o uso de jargões.

Conhecer a norma culta da Língua Portuguesa e a finalidade de cada função da linguagem contribui com nossa capacidade de interpretar e escrever adequadamente um texto, como veremos na próxima aula.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

O que é Culto:
Culto é um adjetivo que qualifica aquela pessoa que tem cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos. São sinônimos de culto: homenagem, veneração, reverência, admiração, preito ou ilustrado, letrado e sábio.