Quando devo colocar calcário na terra?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura.

O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.

Do total aplicado, efeitos totais serão observados cerca de um ano e meio após a aplicação. Portanto, a calagem só deve ser realizada mediante a interpretação de análises dos solos.

O Fertilizante de calcário, quando aplicado no solo, serve como fonte de diversos nutrientes para as plantas, além de neutralizar a acidez da terra.

a calagem excessiva pode causar e deficiência de potássio e. também de micronutrientes então por isso que quando você faz o cálculo seu.

O Gesso substitui o Calcário.
O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

O pó de calcário tem uma ação muito benéfica para o solo antes do plantio porque ele tem a função de controlar a acidez do solo, uma vez que, quimicamente, um bom substrato deve conter um pH em torno de 6,0. Com isso, a planta consegue absorver melhor os nutrientes da terra e crescer mais saudável.

O importante é avaliar o tempo hábil para as reações, mas nada impede de aplicar o calcário antes do plantio.”, conta Zanon. O recomendado, portanto, é esperar uma média de três meses entre uma aplicação e outra.

Lenvando-se em consideração a dose de 150 gramas por metro quadrado (a dose recomendada geralmente varia entre 100 a 300 gramas por metro quadrado de terreno).

calcário dolomítico

Em solos que necessitam de calagem, e cujo teor de magnésio está abaixo do recomendado, o ideal é utilizar o calcário dolomítico. Isto é devido à concentração de magnésio, que é acima de 25%, e ao teor de óxido de cálcio varia de 25% a 35%.

O calcário filler apresenta granulometria mais fina, sendo triturado “igual cimento”. Ao mesmo tempo que equilibra o PH do solo, o calcário filler oferece uma série de outros benefícios, estimulando o crescimento radicular, maior velocidade de reação e maior capacidade produtiva do solo.

O calcário calcítico é um corretivo agrícola usado para adequar o nível de acidez no solo e deixar ele mais favorável para as plantas. Afinal, plantio de uma horta ou jardim começa muito antes, com a preparação do solo que é a base para as plantas crescerem saudáveis e darem boas flores e frutos.

Quando pulverizado, o calcário neutraliza os ácidos presentes na água ou no solo do viveiro. No solo, o produtor pode utilizar calcário dolomítico ou cal virgem. Já na água, apenas o calcário dolomítico é usado, principalmente para corrigir a dureza ou a alcalinidade relativa.

Em muitos casos, as plantas não apreciam o solo calcário não por causa dos sais de cálcio mas porque a terra seca demais no verão. É o caso da glicínia, da clematite ou da viorna. Ao colocar cobertura de solo junto do pé e ao zonas que não sequem demasiado, estas plantas podem crescer em solos calcários.

O calcário serve para diminuir a acidez do solo, o que é possível através de elementos químicos, como o cálcio e o magnésio, presentes em diferentes proporções em cada um dos tipos dessa substância.

Um tipo de calcário calcítico que vem sendo muito utilizado na agricultura é o calcário de conchas, que apresenta um teor de 96% de carbonato de cálcio. Trata-se de um insumo de alta solubilidade e concentração, que além de corrigir a acidez do solo com eficiência, ainda equilibra a relação Ca/Mg de forma superior.

Correção da acidez do solo
Com os resultados, a aplicação do calcário, preferencialmente o dolomítico (maior concentração de Mg), pode ser feita em área total ou na cova de plantio. Em plantios adultos, a aplicação de calcário deve ser realizada em cobertura, num raio de 1,2 m ao redor da planta.

Se o objetivo for aumentar o pH do solo, é interessante utilizar calcário em pó. A recomendação é entre 200 e 400 gramas por metro quadrado. Espalhe bem o calcário e misture com os 10 cm de terra revolvidos.