Quando é que a anemia é grave?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

Deficiência de ácido fólico
A deficiência de ácido fólico pode provocar anemia e levar ao surgimento de sintomas como fraqueza, cansaço e coração acelerado. Além disso, é mais comum devido à baixa ingestão de verduras, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos como o lítio e a fenitoína.

Alimentos que impedem a absorção do ferro

  • Café e chá (taninos)
  • Bebidas gaseificadas.
  • Leite e derivados (cálcio)
  • Ovos.
  • Cereais integrais.

As anemias mais frequentes na população, que são a ferropriva e a megaloblástica, não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

Segundo a especialista, os alimentos mais indicados para combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema. Já que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo.

"Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve.

Assim, a necessidade premente de transfusão de sangue e derivados é inevitável em casos de anemia aguda, como em sangramentos intraoperatórios. No entanto, transfusões sanguíneas podem apresentar complicações infrequentes, mas algumas vezes letais.

Com o passar do tempo, a destruição da medula pelos leucócitos doentes começa a impedir a produção de hemácias no sangue, provocando a anemia. Normalmente, se identifica primeiro a anemia e depois, a partir de diversos exames, pode-se chegar ao diagnóstico de leucemia.

Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

O tratamento para a anemia ferropriva é feita por meio de suplementação de ferro por aproximadamente 4 meses e uma dieta rica em alimentos que contém ferro, como feijão preto, carne e espinafre, por exemplo.