Quando Elias encontra Elizeu?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

1 Reis 19. 19 Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça.

A vocação de Eliseu está ligada a uma teofania no monte Horeb, quando recebe a unção e encontra com Tesbita, conforme vemos em 1Rs 19,16-21. Discípulo e sucessor de Elias, Eliseu (Elisha), do hebraico significa 'Deus é salvação', serviu ao seu povo como profeta por volta de sessenta anos.

O termo usado em hebraico é “qereah”, nota Silva – derivado do verbo “qrh”, que significa “rapar a cabeça”. Ou seja, tudo indica que Eliseu não é careca porque sofre de calvície, mas sim porque cortou rente os cabelos, de forma total ou parcial.

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.

Ele golpeou o chão três vezes e parou. 19 O homem de Deus ficou irado com ele e disse: "Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; assim iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a vencerá somente três vezes". 20 Então Eliseu morreu e foi sepultado.

O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado. Embora o profeta atual não use manto nem capa, Deus concede-lhe as chaves do sacerdócio.

O homem que orou a Deus pedindo para morrer, foi arrebatado vivo ao céu sem conhecer a morte! A Bíblia diz que após atravessar milagrosamente o Rio Jordão juntamente com Eliseu, Elias foi arrebatado ao céu num redemoinho em conexão com uma carruagem de fogo (2 Reis 2:11).

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu.

Eliseu fez durante a sua vida o total de 14 milagres.

Eliseu queimou seus equipamentos de arar
O arado era a ferramenta de trabalho de Eliseu. Conforme a Bíblia, vimos que o profeta queimou todo o equipamento de madeira para preparar a carne para o povo comer. Agindo assim, ele estava eliminando qualquer possibilidade de voltar à velha vida.

Com aquelas duas refeições a Bíblia diz que Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe. Aqui vale lembrar que o Monte Horebe é o mesmo Monte Sinai onde Deus se revelou a Moisés. Nesse percurso Elias caminhou quase 400 quilômetros, numa viagem que levou quarenta dias e quarenta noites.

O profeta Eliseu se tornou sucessor. Seu primeiro milagre foi em seguida que Elias subiu aos céus em um carro de fogo, Eliseu ficou com sua capa e fez seu primeiro milagre dividindo as águas do rio Jordão e passando no meio dele a pé enxuto.

Como vimos, Eliseu foi convidado pelo profeta Elias para acompanhá-lo. Ele serviu como um tipo de aprendiz ou auxiliar. Também devemos nos lembrar de que a convocação de Eliseu para o ministério profético foi feita pelo próprio Deus que instrui o profeta Elias acerca disso no Monte Horebe (1Rs 19:16).

Continuar lendo Onde Elizeu Rodrigues?