Quando Joventino some?

Perguntado por: mfelix5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

No capítulo desta terça-feira (29) da novela “Pantanal”, Joventino (Irandhir Santos) desaparecerá misteriosamente. Tudo começará quando José Leôncio (Renato Góes) for fazer a sua primeira viagem de comitiva sozinho.

O homem monta a cavalo e anda pelas matas do Pantanal em busca dos animais. Em determinado momento do episódio, como se já soubesse o seu destino, Joventino desce do cavalo, tira a sela do animal e o deixa livre na natureza. A partir daí, o pai de José Leôncio não é mais visto.

Na versão de 1990, o fazendeiro só fica cara a cara com o pai no último capítulo. Após o casamento com Filó, José Leôncio sofre um infarto e morre. O espírito dele, então, encontra o Velho do Rio e finalmente descobre que a entidade é o seu pai desaparecido.

Em pleno aniversário de Jove (Jesuíta Barbosa), ele anunciou que o famoso item de Joventino, seu velho pai, ficará com apenas um deles: o vencedor de uma corrida de cavalos.

Como foi na primeira versão
Sendo assim, conforme o que foi visto há 32 anos, Zé Leôncio casa com Filó (Dira Paes). No entanto, ele morre após a noite de núpcias. É agora que ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio. Esse reencontro foi emocionante.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

Tadeu

Tadeu fica todo feliz e faz questão de usar a sela do velho Joventino.

Qual o final de Juma e Joventino? Na versão de 1990 de Pantanal, Juma e Joventino acabaram juntos: o destino do casal foi se unir em matrimônio. Aliás, eles se casaram no jardim da fazenda dos Leôncio. A cerimônia foi realizada por um padre e até o Velho do Rio marcou presença.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro. Na sequência, Alcides irá até a fazenda e verá Tenório pegando seu barco.

Solano (Rafa Sieg) vai assinar a sua sentença de morte ao mexer com a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. O pistoleiro terá uma terrível briga com o encantado na tapera de Juma (Alanis Guillen) e atirará no amigo da nativa.

Os próximos capítulos de "Pantanal" mostram o Velho do Rio (Osmar Prado) expondo que sabe o maior segredo da vida de Tadeu (José Loreto): o rapaz não é filho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e tudo não passou de uma mentira criada e sustentada por Filó (Dira Paes).

De acordo com o Notícias da TV, o par romântico de Filó (Dira Paes) baterá as botas depois de se casar com a cozinheira. Ele enxergará o Velho do Rio no retrato tirado pelo seu filho e sentirá uma grande dor no peito. Zé Leôncio, então, morre e se vê diante do guardião do bioma.

José Leôncio (Marcos Palmeira) ficará chocado com a estratégia, mas reconhecerá a competência do filho adotivo na novela das nove da Globo. O rapaz, por fim, herdará o acessório do avô. Enquanto os irmãos vão sair a galope no primeiro sinal do início da corrida, o personagem de José Loreto ficará parado.

O desfecho de Tadeu (José Loreto) em Pantanal será marcado por surpresa e superação. Após descobrir que não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira), o peão fará as pazes com o seu passado e finalmente subirá ao altar com Zefa (Paula Barbosa) no último capítulo da novela das nove da Globo.

Tadeu é quem ganha a sela de prata em Pantanal.

“Mas ocê nunca acreditou“, responderá o 'véio'. “Eu nunca acreditei…“, reagirá Zé, entendendo o verdadeiro motivo. Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho. O personagem ainda contará como se tornou a entidade e passa o posto de "Velho do Rio" para Zé Leôncio.

Após comer o pão que o diabo amassou com Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) finalmente terá seus dias de glória em Pantanal. Feliz e realizada ao lado de Alcides (Juliano Cazarré), a dona de casa se reconciliará com Guta (Julia Dalavia) no último capítulo da novela das nove da Globo.