Quando o IDH é baixo?

Perguntado por: eparaiso4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo, e os com índices entre 0,50 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano médio.

Famílias que vivem em condições precárias de desenvolvimento, sem dúvidas, têm mais dificuldade para alcançar o término dos estudos, sem contar a falta de interesse e também a ligação com o tráfico de drogas. A falta de recursos é um dos maiores fatores para a evasão escolar.

O resultado mais próximo de 0 significa uma qualidade de vida ruim para o país, demonstrando que há deficiências nos setores da educação, saúde e economia.

IDH baixo: reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500. IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799. IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.

Como funciona o IDH
O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.

IDH abaixo de 0,550: baixo desenvolvimento humano; IDH entre 0,551 e 0,699: médio desenvolvimento humano; IDH entre 0,700 e 0,799: alto desenvolvimento humano; IDH superior a 0,800: muito alto desenvolvimento humano.

O índice é calculado com base em dados como expectativa de vida, escolaridade da população e concentração de renda. De 79º colocado, o Brasil passou a 84º, sua pior posição no ranking desde 2011. O principal motivo para essa queda, segundo o relatório anual da ONU, foi a estagnação dos níveis de educação no país.

Segundo a ONU, o IDH global segue em queda por causa dos reveses causados pela pandemia de covid-19, da guerra na Ucrânia e das mudanças climáticas.

O líder do ranking é a Noruega (0,957), seguido por Suíça (0,955) e Irlanda (0,955). Os piores índices são de Níger (0,394), República Centro-Africana (0,397) e Chade (0,398) - todos localizados no continente africano.

Países subdesenvolvidos possuem baixos indicadores de desenvolvimento social, são pouco industrializados e vulneráveis economicamente. Níger é o país subdesenvolvido que apresenta o mais baixo IDH do mundo.

Lista dos países com IDH muito baixo: 128° Quênia: 0,470 (África). 129° Bangladesh: 0,469 (Ásia). 130° Gana: 0,467 (África).

São várias as causas que contribuem para a condição de subdesenvolvimento em que se encontram muitos países. Dentre elas, as principais são: - Disparidade em relação à distribuição da renda, ou seja, uma grande parcela da população recebe baixos rendimentos, o que contribui para o agravamento da pobreza.

O QUE O IDH MEDE
Avalia-se por meio da esperança de vida ao nascer. Deste modo, mede-se a longevidade da população para uma idade mínima de 20 anos e máxima de 85.

O líder do ranking de IDH é a Suíça, com 0,962. Em seguida aparecem Noruega (0,961), Islândia (0,959), Hong Kong (0,952) e Austrália (0,951). A Alemanha, maior economia da Europa, está na nona posição, com 0,942, seguida de perto pelos Países Baixos (0,941).

São Caetano do Sul, no estado de São Paulo é a cidade com melhor IDH do Brasil. Águas de São Pedro, também no estado de São Paulo, possui o segundo melhor IDHM do Brasil.

Conforme o relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022, o IDH do Brasil em 2021 foi de 0,754 ocupando a 87ª posição no ranking entre 191 países. Em 2020, estava na 86ª, com índice de 0,758.

No IDH Global do RDH 2014, as três dimensões têm o mesmo peso, e as faixas de desenvolvimento humano são fixas, sendo: baixo desenvolvimento humano menor que 0,550; médio desenvolvimento humano entre 0,550 e 0,699; alto desenvolvimento humano entre 0,700 e 0,799; e muito alto desenvolvimento humano acima de 0,800.

Além da improbabilidade de comparações equilibradas, as medidas de educação utilizadas no cálculo do IDH são limitadas para o retrato da própria qualidade do sistema educacional – tanto a taxa de alfabetização quanto o tempo de permanência na escola são medidas quantitativas, e não qualitativas.