Quando o juiz manda o INSS implantar o benefício?

Perguntado por: imaciel6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Após concedido o benefício de forma administrativa ou judicial, o INSS possui prazo de 30 (trinta) dias para implantá-lo de acordo com o artigo 56 da Portaria 548/11 do Ministério da Previdência Social: Art.

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

1.1) Benefício concedido judicialmente
Benefício concedido judicialmente é o benefício previdenciário que teve, em seu histórico, uma ação judicial. O segurado precisou ajuizar uma ação contra o INSS (na Justiça Federal ou Estadual) e saiu vitorioso. Daí, por ordem judicial, foi implantado o benefício.

O INSS tem um prazo limite de 45 dias para analisar o requerimento. O segurado deve considerar esse trajeto antes mesmo de tentar o caminho judicial, tendo em vista que há a possibilidade de receber o benefício pelo próprio órgão por meio de uma carta de concessão.

Demora na implantação de benefício previdenciário gera dano moral (21/dez/2021) - Notícias sobre Direito - DireitoNet.

Quando o INSS não cumpre com as determinações feitas pelo juiz no processo, é possível que o INSS pague uma multa. Isso acontece porque o INSS descumpre uma decisão. Assim, em alguns casos, é possível que seja configurado dano moral.

Como saber se tenho direito ao valor atrasado do INSS? Basta acessar o site do Tribunal Regional Federal referente a sua região, procurar por RPV ou precatórios e acessar com seu CPF ou número da ação.

DECISÃO: INSS não pode suspender benefício concedido judicialmente com base apenas em resultado de perícia administrativa. Devido à suspensão, por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de auxílio-doença, uma segurada acionou a Justiça Federal para solicitar o restabelecimento do benefício previdenciário.

O que vem depois de concluso para sentença? O processo será encaminhado ao juiz responsável para que seja proferida a sentença.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

Caso haja a necessidade, tanto o INSS quanto o seu advogado previdenciário poderão não concordar com a sentença do juiz e recorrer da decisão. Isso é excelente no sentido de que, se a decisão não tiver sido boa para você, será possível mudá-la. O ponto negativo disso é que o INSS poderá fazer a mesma coisa.

O verbo implantar se refere ao ato de inserir, enraizar, estabelecer, fixar. Pode significar também o ato de içar, hastear.

Quanto tempo demora para a carta ser emitida? A partir do momento da aprovação do benefício, o documento pode demorar até 30 dias corridos para chegar ao endereço cadastrado via Correios. No entanto, o documento costuma ficar disponível online bem antes no portal do INSS.

O primeiro passo para consultar aposentadoria é entrar no site do INSS. Após isso, é preciso clicar em “Consulta de situação de benefício”, que se encontra na guia “Serviços”. Depois, clique no botão amarelo escrito “Acompanhar pedido”. Abrirá uma tela de login.

Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Para isso, é preciso preencher os dados e o próprio site calcula o valor a ser pago, onde será aplicado em cima da base 20% do valor e, a cada mês atrasado, mais 0,5% de juros. Mas devo lembrar que os juros pode ser de no máximo 50% do valor final e a multa de 10% do valor final.

Onde os valores são depositados
Os valores dos atrasados, seja do RPV seja do precatório, podem ser depositados em conta corrente a ser aberta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome do segurado. O prazo médio para o pagamento das RPVs é de até 60 dias após a liberação do recurso pelo juiz.

Têm direito aos atrasados neste lote os segurados que processaram o INSS e ganharam a ação, e cuja data da ordem de pagamento do juiz seja de outubro de 2022. É preciso que o processo seja de até 60 salários mínimos.

As RPVs não podem passar de 60 salários mínimos: esta soma estabelece um teto de R$ 72.720 (considerando o mínimo atual de R$ 1.212). Os valores também só podem ser liberados se a ação já estiver concluída e com pagamento definido pela Justiça.