Quando o líder senta a equipe deita?

Perguntado por: acampos4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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“Quando o líder se senta, a equipe se deita”, diz o ditado popular. Liderar exige sim muito mais energia e disposição do que ser liderado. Um líder cabisbaixo e desmotivado comprometerá o desempenho de toda sua equipe.

Então, quais são as responsabilidades de um líder?

  • Ensinar valores. Os líderes carregam consigo os valores que a empresa transmite e, com isso, precisam propagá-los para que a equipe também fique por dentro e incorpore esses valores no dia a dia laboral. ...
  • Acompanhar o desempenho. ...
  • Desenvolver a equipe. ...
  • Dar feedbacks ao time.

Através dessa lista, é possível apresentar três pilares fundamentais para desenvolver uma boa liderança: organização, comunicação e transmissão.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Não compartilhar o que merece ser compartilhado
Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

O primeiro é que nem sempre a equipe está madura para ouvir que seu líder também tem dificuldades ou necessidades a serem atendidas. E isso pode abalar sua confiança, gerar medo e até mesmo julgamentos, abalando as relações e prejudicando o empenho e o andamento das coisas. O outro tem mais a ver com o próprio líder.

Líder fraco: foco no negativo, nos problemas, no que não se tem controle, na terceirização da responsabilidade, na busca de culpados. Líder forte: foco no positivo, na solução dos problemas, no que se tem controle, em assumir a responsabilidade e na busca de resultados.

Fazer críticas em público. Muitos líderes veem o hábito de criticar um funcionário em público, especialmente na frente de sua equipe de trabalho, como uma maneira de motivá-lo a trabalhar melhor e a trazer mais resultados. Essa, na verdade, é uma das atitudes mais criticadas nos líderes por suas equipes de funcionários ...

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação. Excesso de Foco– o extremo oposto também é ruim.

Principais características de um líder

  1. Passar segurança aos subordinados. ...
  2. Tomar decisões. ...
  3. Ser claro quanto às expectativas. ...
  4. Desafiar a equipe. ...
  5. Dar bom exemplo. ...
  6. Reconhecer e recompensar bom desempenho. ...
  7. Dar feedback. ...
  8. Saber usar o talento de seus colaboradores.

Os 7 comportamentos dos líderes de sucesso

  • Conhecer os funcionários. ...
  • Conhecer a empresa. ...
  • Insistir no realismo. ...
  • Estabelecer metas e objetivos. ...
  • Executar as tarefas. ...
  • Recompensar quem executa. ...
  • Reconhecer a si mesmo.

Os 5 níveis da liderança

  • Posição;
  • Permissão;
  • Produção;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Pináculo.

A pessoa líder precisa ter muito claro a visão, missão e valores da empresa, além da cultura organizacional, porque ela precisa ser exemplo da cultura. Isso é importante para ajudar a mantê-la no dia a dia do time e, consequentemente, contribuir para a manutenção de um ambiente organizacional harmônico.

Quando falamos em líder no ambiente de trabalho as principais características que se espera desta pessoa são: visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante por ...