Quando o pai é dependente químico paga pensão alimentícia?

Perguntado por: umonteiro3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Primeiramente, a ação de pensão alimentícia deve ser feito em face do pai, não havendo comprovadamente dentro do processo provas de que ele não pode pagar pensão, ai sim, os avós devem ser chamados a pagar. Fico à disposição para a comarca de Salvador, Bahia. Atenciosamente, Dra. Melina Cruzinha.

A interdição de dependente químico se dá por meio de processo judicial, quando o familiar interessado (pais, cônjuge, filhos, irmãos, etc.) busca um advogado ou a defensoria pública e solicita a declaração de incapacidade do dependente químico, nos termos do artigo 4º do Código Civil: Art.

Quando o pai é usuário de drogas as suas células são prejudicadas na formação e crescimento. No caso de um pai ser usuário de cocaína, por exemplo, seu espermatozoide pode ter redução da mobilidade, diminuição da produção e maiores riscos de anormalidades morfológicas.

O exame toxicológico é uma análise eficaz para identificar o consumo de substâncias psicoativas e, por isso, é um recurso seguro pleiteado no Direito da Família, em casos de disputa pela guarda de filhos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (6) o projeto que altera a Lei Antidrogas (11.343/06) para prever a internação involuntária (contra a vontade do dependente químico), o acolhimento de usuários de drogas em comunidades terapêuticas e o uso de bens apreendidos do tráfico, como veículos e aviões.

Declarando-se dependente o agente, ou admitindo o uso de substância psico-ativa, é imprescindível a realização de exame pericial para constatação da capacidade plena de entendimento do caráter ilícito do fato e/ou de autodeterminação conforme esse entendimento.

Têm direito ao auxílio doença para dependente químico trabalhadores que comprovem em perícia médica sua doença através de laudos médicos, bem como solicitação de pedido de internação. Para isso, é preciso que o indivíduo procure um médico especialista, geralmente um psiquiatra, para fazer o encaminhamento.

O trabalhador que toma remédio controlado precisa estar ciente de que apenas o uso de remédios não confere direito a benefício. Porque, é preciso estar incapacitado para o trabalho para que haja direito. Outro ponto importante é que, caso o trabalhador não possa mais trabalhar de forma definitiva pode se aposentar.

Segundo especialistas, a droga mais viciante do mundo é a heroína, podendo viciar o indivíduo em apenas 5 doses. Isso se deve ao fato de que o organismo é capaz de apresentar uma alta tolerância à substância, a cada aumento de dose.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

Procure um lugar calmo para conversar
É importante não se colocar no lugar de cúmplice, demonstrando conivência com as escolhas ruins que ele fez, mas sim oferecer um diálogo aberto e franco, com o objetivo de fazer o dependente entender sobre os impactos do vício e reconhecer que sua ajuda é mesmo necessária.

Fale com um profissional. Se você desconfia que o problema é maior do que a experimentação, marque uma hora para seu filho ser avaliado por um profissional de tratamento de abuso de drogas.

A guarda não será compartilhada se um dos pais abrir mão dela voluntariamente ou se o juiz considerar que uma das partes não tem condições de cuidar do filho. O magistrado não dará a guarda de uma criança, compartilhada ou não, a um usuário de drogas, por exemplo.

Trata-se de uma exceção, em que a mãe, viciada em tóxicos perde, de ofício, ainda que temporariamente, a guarda de seu filho, sem que tenha havido o devido processo legal de interdição.

O que significa que em nenhum momento o usuário pode ser levado a cárcere pelo consumo de drogas ilícitas seja de qual espécie for. Não há prisão em flagrante, temporária ou preventiva, não há a possibilidade de qualquer tipo de prisão pela prática única do artigo 28 por absoluta vedação legal.

Quem é considerado usuário de droga? De acordo com o artigo 28 da lei, quem: “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar” será considerado um usuário de drogas.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

Como as substâncias psicoativas alteram as funções cerebrais, o dependente químico pode ficar com depressão profunda. Quando ocorre o consumo de drogas, as alterações das funções químicas cerebrais diminuem a produção de neurotransmissores, ligados a sensação de bem-estar, o que acaba gerando a depressão.