Quando ocorreu o último eclipse lunar total no Brasil?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A madrugada desta terça-feira, 8, registrou o último eclipse lunar deste ano.

Último eclipse lunar total de 2022 acontece em 8 de novembro; NASA orienta.

O último eclipse solar de 2022 ocorreu nesta segunda-feira (25). O fenômeno não foi visível do Brasil, mas foi registrado em várias fotos e vídeos. Nesta terça-feira (25), ocorreu o segundo e último eclipse solar de 2022.

A madrugada desta terça-feira, 8, registrou o último eclipse lunar deste ano. O fenômeno astronômico, que só foi visível em algumas partes do mundo, não se repetirá até 2025.

Vale lembrar também que os próximos eclipses de 2023 acontecerão no dia 14 de outubro (eclipse solar anular) e 28 de outubro (eclipse lunar parcial), ambos visível no Brasil.

Se considerarmos os quatro eclipses totais visíveis em nosso país no século XIX, em 1853, 1858, 1865 e 1893, perceberemos que a ocorrência deste fenômeno não é assim tão rara.

O eclipse solar de 29 de maio de 1919 foi um eclipse solar total de relevância histórica, com duração máxima de 6 minutos e 51 segundos. Foi um dos mais longos eclipses solares do Século XX, sendo visível na maior parte da América do Sul e África, na forma de um eclipse parcial.

Luas cheias e superluas
Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra neste ano, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro. Veja abaixo as luas cheias restantes em 2023, de acordo com o Farmer's Almanac.

Em 2023, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 20 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 14 de outubro. Atenção: um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.

Nesta terça-feira, 8 de novembro, será possível assistir da Terra o último eclipse lunar total antes de 2025. Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.

A frequência com que o eclipse lunar se dá varia de ano a ano, mas normalmente ocorre pelo menos duas vezes por ano, que é quando esses corpos celestes se encontram alinhados. A duração de um eclipse pode ser de alguns minutos até 3 ou 4 horas.

Às 01h12 do dia 20 de abril acontece o primeiro Eclipse Solar de 2023. Raro, híbrido e suscitando crises sérias, estas são as palavras-chave do primeiro eclipse de 2023, que ocorre às 01h12 do dia 20 de abril.

Quando acontece a Lua de Sangue 2023
O próximo alinhamento dos astros que causam a Lua de Sangue em 2023, acontecerá no dia 28 de outubro do ano que vem. É provável que possa ser visto aqui no Brasil no momento do nascimento do astro. Devido ao período em que vai acontecer.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

Os eclipses totais subsequentes da tétrade são os de 8 de outubro de 2014, 4 de abril de 2015 e 28 de setembro de 2015. Essa sequência de eclipses totais foi, por vezes, apelidada de "sequência de luas vermelhas", e ainda "Luas de Sangue". Bem como os eclipses totais são geralmente chamados de "luas vermelhas".

A Lua fica realmente azul apenas em situações raríssimas, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, o que altera assim a tonalidade da luz refletida pela lua.

O eclipse solar total fez parte de um raro eclipse híbrido, que ocorre apenas algumas vezes por século. Dependendo do local, os observadores puderam ver um de três tipos diferentes de eclipse. Por isso, o fenômeno é conhecido como eclipse solar híbrido.

A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

Em 2023, três eclipses vão acontecer, mas só um deles poderá ser visto do Brasil. O primeiro, um eclipse solar parcial, acontece no dia 20 de abril, podendo ser visto em países do sul da Ásia e na Oceania. O segundo ocorre em 14 de outubro – e poderá ser visto do Brasil.

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de outubro de 2023.