Quando os rins funcionam 40%?

Perguntado por: lguimaraes6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Deste modo, uma taxa de filtração de 50 ml/min pode ser considerada como rins que funcionam 50%. Quando falamos em função renal estamos sempre falando nos dois rins. Portanto, se o médico disser que sua função renal é de 40% ou 40 ml/min, isso significa a função total dos dois rins juntos.

Com a perda de função, que equivale a menos de 10% da atividade dos rins, a pessoa necessita iniciar o tratamento de hemodiálise, para manter o equilíbrio das substâncias essenciais para o organismo.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

DRC estádio 3
Pacientes com taxa de filtração glomerular entre 30 e 59 ml/min. Esta é a fase de insuficiência renal crônica declarada.

Os sintomas da falência ou injúria renal aguda podem incluir a diminuição da urina, sonolência, falta de ar, confusão, dor ou pressão no peito, convulsões e coma, quando em estágios avançados. Muitas vezes, essa condição é apenas identificada devido a exames de laboratório realizados por outras razões.

Quando os rins perdem essa habilidade e deixam de ser capazes de filtrar o sangue, a pessoa é diagnosticada com insuficiência renal. Essa é uma condição perigosa porque o sangue pode ficar repleto de impurezas impedindo o organismo de funcionar corretamente, o que pode ser fatal.

Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. Quem necessita fazer esse tratamento? A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

A insuficiência renal crônica torna-se avançada, quando a percentagem de rim funcional é inferior aos 20%. Muitas vezes, só nesta fase surgem os primeiros sintomas.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

A insuficiência renal é justamente a incapacidade dos rins de filtrar o sangue com o objetivo de eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo quando estão em grandes concentrações no sangue.

Confira a seguir algumas recomendações fundamentais.

  1. Evite o uso de anti-inflamatórios. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração de substâncias presentes no sangue. ...
  2. Mantenha sua pressão arterial controlada. ...
  3. Controle bem seu índice glicêmico. ...
  4. Pratique atividades físicas regularmente. ...
  5. Tenha uma alimentação saudável.

Sintomas de Insuficiência renal aguda
Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal. Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés. Sonolência. Falta de fome.

As causas mais comuns da doença renal crônica são a Diabetes mellitus e a pressão arterial alta (hipertensão). Pois, esses dois quadros clínicos lesionam de forma direta os pequenos vasos sanguíneos dos rins. Além disso, outras causas da insuficiência renal crônica incluem: Bloqueio do trato urinário (obstrução);