Quando os verbos terminam em R?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Se o novo verbo terminar em R, então significa que o verbo original também deveria terminar em R, ou seja, deveria estar no infinitivo. Vamos proceder a substituições nos exemplos dados, e você observará que, em todos os casos, o novo verbo inserido na oração estará no infinitivo.

Os verbos regulares são divididos em três conjugações cujas terminações são “ar”, “er”, “ir”.

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Um verbo terminado em R está na sua forma infinitiva, que é como o encontramos no dicionário. Isso significa que ele não foi conjugado. Por exemplo: no dicionário, temos o verbo COMER, mas ele muda quando conjugado, como em EU COMO, ELE COME etc.

A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso. -osa: majestosa, glamourosa, ansiosa, presunçosa, pretensiosa.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

É conjugado de acordo com tempo, modo e voz. O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo. O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva.

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

Verbos regulares em inglês são aqueles que passam a terminar com "ed" ou "ied" quando falados no passado, por exemplo. Nada além disso! Verbos irregulares, por sua vez, não seguem nenhum tipo de padrão e possuem formas variadas de acordo com sua conjugação.

O verbo estudar em sua flexão (conjugação) não apresentou nenhuma mudança no radical. Por isso, denomina-se verbo regular. Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

As duas palavras existem e estão corretas. São formas conjugadas do verbo ir: Ir é o infinitivo impessoal (não flexionado); Irem é o infinitivo pessoal (flexionado).

4) Jogo para consolidar as regras do r e rr: “Como se escreve? R ou RR?” “Sempre que ouvimos /R/ o som do R forte no meio da palavra, entre duas vogais, escrevemos <rr>, quando ouvimos /r/, o som do R fraquinho escreve-se a letra R sozinha”.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

Assume sempre uma pronúncia forte no início das palavras (roupa, rato, ridículo, ralo, relevo, Rita) e quando aparece duplicada entre duas vogais (carro, terra, morro, serra, berro, barriga). Assume uma pronúncia fraca quando aparece sozinha entre duas vogais no meio das palavras (cara, nora, loira, hora, duro, raro).