Quando perde o filho quantos dias de atestado?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendentes (bisavós, avós e pais), descendentes (filhos, netos e bisnetos), irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.

Documentos necessários para solicitar a licença nojo
E no momento em que ele retornar às suas atividades após o período da licença, é necessário que o funcionário entregue uma cópia da certidão de óbito de seu familiar, para que a empresa consiga registrar o motivo da licença corretamente.

Como é solicitada a licença nojo? O colaborador deve solicitar a licença junto ao RH da empresa. Não é preciso entregar documentos de comprovação, como prevê a lei, apenas em caso de casamento ou união estável. Mas na volta da licença, é preciso entregar uma cópia da certidão de óbito do familiar.

Bisavós, avós, pais, padrasto e madrasta; Filhos — inclusive natimortos —, netos e bisnetos; Pessoa que viviam como sua dependente financeira — declarados na carteira de trabalho; Irmãos.

Não, a lei não prevê tal situação, se o atestado é da criança, a empresa não tem que abonar os dias.

CID 10: Z634 CID
A categoria Z634 refere-se a desaparecimento ou falecimento de um membro da família e faz parte do grupo entre Z55 e Z65 e do Capítulo XXI do livro CID 10.

No caso de falecimento de um familiar o trabalhador não se encontra efetivamente a descansar, pelo que se justifica o adiamento ou suspensão do gozo de férias, com vista a que em data posterior esse direito do trabalhador seja assegurado.

Pode ser preciso apresentar um atestado de óbito para comprovar o falecimento e algum documento que indique o parentesco, contudo, em geral, isso só precisa ser feito ao retornar às atividades. Os documentos são anexados à folha de pagamento.

As faltas por motivos de doença são justificadas pela apresentação de atestado médico. Entretanto, a legislação brasileira prevê outras situações nas quais as faltas são justificadas, como casamento, apresentação no serviço militar, realização de provas de vestibular, entre outros.

A licença nojo tem um nome bastante peculiar, mas é um direito garantido pelas Consolidações das Leis do Trabalho. Esta é um tipo de licença em que o colaborador pode se afastar do trabalho sem ter prejuízo no salário. Como curiosidade sobre o nome, a palavra nojo também significa luto, desgosto, tristeza, pesar, etc.

OBS.: O responsável pela declaração do óbito deve declarar se o falecido deixou bens, testamento, se era eleitor, nome e idade de eventuais filhos vivos e nome dos filhos falecidos. Se os filhos não forem reconhecidos, só pode registrar aquele que presenciou o óbito, e na falta dos parentes previstos em lei.

A certidão de óbito é imprescindível para realizar o sepultamento do corpo, ou seja, sem esse documento, não será possível realizar o sepultamento, seja em cemitérios públicos ou privados.

Se o atestado médico acabar um dia antes da folga, o funcionário deverá retornar ao trabalho no dia em que o atestado terminar. Desde que esteja em condições de trabalhar, caso contrário, deve solicitar uma extensão do atestado médico junto ao médico responsável.

O prazo de cinco dias é extremamente razoável, considerando que a lei ordinária já garante 9 (nove) dias de faltas justificadas para professores, verificadas por motivo de luto em consequência de falecimento do cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho (art. 320, § 3°, da CLT).

Se todo trabalhador tem direito a um descanso remunerado semanal, garantido por lei e inegociável, isso quer dizer que ele pode trabalhar, no MÁXIMO 6 dias seguidos.

três meses

Quanto tempo dura o luto de mãe? O luto, de forma geral, tem uma duração média de três meses, com sentimentos mais intensos, que vão sendo amenizados com o tempo. Nesta perspectiva, ao completar um ano da perda, o ser humano já racionalizou o acontecido e tem sua vida estável novamente.

A certidão de óbito é o documento registrado no momento da morte de uma pessoa. O registro é obrigatório. Sendo necessário em diversas situações, como na solicitação de pensão por morte, por exemplo, é importante entender como pedir o documento.

Por fim, a ausência pode ser justificada mediante apresentação do atestado de óbito e do vínculo com o falecido junto à empresa, a qual não poderá descontar esses dias afastados.

O atestado de óbito é um documento gratuito ao qual familiares ou pessoas próximas têm direito. Com ele, os parentes conseguem seguir com outros trâmites burocráticos. Além disso, o documento é obrigatório para dar início a emissão da certidão de óbito e outros pormenores.