Quando podemos dizer que uma organização existe?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Para Megginson et al (1998), existe uma organização todas as vezes que duas ou mais pessoas interagem para alcançar certo objetivo. Segundo Maximiano (2006a), uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos).

Quando falamos em organização, falamos de um método sistêmico que garante o alcance dos objetivos traçados. Normalmente, ela é composta por pessoas que executam atividades e tarefas estrategicamente definidas, para que as metas previamente estabelecidas sejam cumpridas.

Existem 3 tipos de organização empresarial: linear, funcional e linha-staff.

Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.

As organizações são formadas de pessoas, os únicos recursos vivos que transformam, por meio de sua Inteligência, todos os demais recursos (materiais, financeiros, tecnológicos, informacionais, etc.) em resultados e agregam valor para a organização, seja ela de mercado, pública ou do terceiro setor.

No caso das organizações privadas, gerar lucro para seus acionistas; No caso das organizações públicas, promover o desenvolvimento econômico, o bem-estar das pessoas e a justiça social; No caso das organizações do terceiro setor (ONGs), contribuir, sem fins lucrativos, para a transformação social do meio em que atua; e.

É óbvio que o principal objetivo da maioria das empresas privadas é o lucro. No entanto, as pessoas precisam mais do que isso para se sentirem motivadas: elas precisam acreditar em algo, orgulhar-se de fazer parte e realmente se conectarem com o todo. Conexão gera confiança nas decisões, nos processos, na empresa.

A organização é a função administrativa que se volta, entre outros aspectos, à alocação de recursos financeiros e de pessoal para a realização de determinado projeto ou atividade organizacional. Além disso, visa a dividir o trabalho, e a bem definir as relações de autoridade.

A organização empresarial é aquilo que define o que uma empresa é e, principalmente, como o seu time de colaboradores se organiza, como é a hierarquia, quais as atribuições das equipes e como cada setor interage entre si e entre instâncias superiores.

ORGANIZAÇÃO é a função administrativa de arranjar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, visando o alcance dos objetivos organizacionais. ORGANIZAÇÃO é uma entidade social composta de pessoas e deliberadamente estruturada e orientada para um objetivo comum.

A autoridade de uma empresa e a de uma organização diferem em dois pontos. Primeiro, uma organização depende de seu Conselho Administrativo e visa agregar valor aos clientes, colaboradores e comunidades. E segundo, uma empresa é dirigida por um indivíduo e apoiada por uma equipe de gestão.

Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Vamos conferir três modelos a seguir.

  • Organização Funcional. Como o próprio nome sugere, este tipo de organização é determinada pela função de cada departamento da empresa. ...
  • Organização Linear. Este tipo de organização é a mais conhecida e mais tradicional. ...
  • Linha-Staff.