Quando sai pedaços de pele na menstruação?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

E a resposta definitivamente é NÃO! Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina. Sintomas parecidos com o de menstruação durante a gravidez são considerados sangramentos e é necessário procurar ajuda médica com urgência.

Dismenorréia membranosa (DM) é uma desordem ginecológica incomum, descrita pela primeira vez no século 18 por Giovanni Bauttista Morgagni. Além da dor, caracteriza-se pela eliminação do endométrio ou membrana pela vagina, mantendo a forma da cavidade uterina.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

O endométrio é um tecido repleto de vasos sanguíneos e glândulas especializadas que reveste a parede interna do útero.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Sim: quem tem endométrio fino pode engravidar!
A boa notícia, porém, é que esse problema não a impede de acontecer. Alguns sinais relacionados ao fluxo menstrual podem ajudar a diagnosticar um endométrio fino.

Durante o ciclo menstrual, ele fica mais espesso, sendo devidamente preparado pelos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) para receber o embrião. Porém, quando a concepção não ocorre, o revestimento endometrial se desprende, sendo eliminado sob a forma de menstruação.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

Não. Mulheres grávidas não menstruam. Entretanto, alguns sangramentos podem acontecer. O que pode ser frustrante e confuso.

Porém, é algo perfeitamente normal e também provocado por causas hormonais. É basicamente o mesmo que acontece com os coágulos mais “usuais”, só que sem a coloração vermelha do sangue. Essa menstruação com pele acontece quando o endométrio, em vez de descamar aos poucos, acaba saindo por inteiro.

A dismenorreia, popularmente conhecida como cólica menstrual, é uma das queixas ginecológicas mais comuns. Apesar de ser enfrentada por grande parte das mulheres, ela pode estar atrelada a problemas de saúde e, inclusive, indicar infertilidade.

É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.

Endometriose ovariana
Neste caso, a doença acomete o ovário de forma superficial, podendo criar endometriomas maiores de 2 cm, que apresentam uma cor escurecida, de sangue antigo e espesso.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.