Quando se fala em futuro?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala. Ex.: Daqui a quinze minutos irei para a academia fazer exercícios.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Palavras relacionadas a futuro

  • futuro. futuridade. futurição. porvir. tempo vindouro. destino. horizonte. sorte. devir. depois. fortuna. ...
  • chegada. vinda. advento. advento do tempo. volta. regresso. tornada. torna-viagem.
  • presságio. prognóstico. profecia. augúrio. previsão. prenúncio. horóscopo. pressentimento. predição. vaticínio. programa.

Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Futuro do presente composto:
O futuro do presente composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do presente, seguido do particípio passado do verbo principal. Veja o esquema abaixo: Exemplo: Verbo sair: eu terei saído.

Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala.

Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão.

A palavra passado é uma flexão verbal do verbo passar.