Quando se usa doN'T e doesn t?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

use don't para os pronomes I, you, we e they. use doesn't para os pronomes he, she e it. don't e doesn't podem formar perguntas negativas desde que todos os pontos acima sejam obedecidos.

Do e does como verbo auxiliar. Enquanto verbo auxiliar, do e does são utilizados quando queremos fazer alguma pergunta ou quando queremos construir uma frase na forma negativa do Simple Present (Presente Simples). Quando desempenham a função de auxiliar, does e do não têm um significado específico.

Frases afirmativas
Usamos “Do” para os sujeitos I, You, We e They. O “Does” é utilizado para os sujeitos He, She e It, isto é, a terceira pessoa do singular. Mike does his homework at night. – Mike faz o dever de casa dele à noite.

Quando o verbo pede de forma implícita, portanto, se usa o DONT. Vale salientar que o DONT também é usado para indicar posse. Quando tem esse sentido de posse, o DONT pode significar cujo, cuja.

O does é apenas uma conjugação do to do na terceira pessoa do singular, ou seja, concorda com os pronomes he, she e it no simple present. She does her nails every week. – Ela faz as unhas toda a semana. He never does the dishes.

“do” e “does” como verbo principal:

  1. Do the homework. (Fazer a atividade de casa.)
  2. He does her hair. (Ele penteia o cabelo dela.)
  3. She does a favor to her sister. (Ela faz um favor para sua irmã.)
  4. He does another test. (Ele faz outro teste.)

O primeiro passo para compreender estes verbos auxiliares é entender que o "do e does” são usados de acordo com o sujeito/pronomes. Ou seja, se o sujeito for na primeira pessoa será usado o verbo “do” e se for na terceira pessoa é “does”.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

A forma pretérita do do é did, e seu particípio passado é done.

A forma não contraída pode ser utilizada em situações formais, apenas para dar mais ênfase à negativa. Veja: She does not like tomato. – Ela não gosta de tomate.

As frases negativas expressam negações: Ontem eu não fui ao dentista. Meu pai nunca gostou daquela cantora. O vidro da janela nem está muito sujo.

As frases afirmativas existem para confirmar um fato e geralmente terminam com um ponto (.) ou uma exclamação (!).

Acompanham o verbo principal da frase
Os verbos auxiliares em inglês (auxiliary verbs) são “be”, “have”, “will” e “do”. Eles atuam como ajudantes do verbo principal da frase, indicando o tempo gramatical do discurso.

He – ele. She – ela. It – ele ou ela, para objetos ou animais (nunca para pessoas)

They go to church every Sunday. (Eles vão à igreja todos os domingos.) Assim como o get, atenção especial para a conjugação e os tempos verbais de go. Goes para a terceira pessoa do singular no presente (He goes, She goes, It goes) e went para o passado em todas as pessoas (I went, She went, We went).

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outros verbos. São eles: Ter, Haver, Estar, Ser. Agora que sabemos sobre o conceito destes verbos, é o momento de aprendermos a conjugá-los corretamente.

Continuar lendo Qual seu Don?