Quando se usa majestade?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE. A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA...

Emprega-se Vossa Alteza quando se fala com a pessoa e Sua Alteza quando se fala sobre a pessoa. Exemplos: Vossa Alteza cumpriu, na perfeição, o protocolo na missa de entronização do novo Papa.

Vossa(s) Alteza (V.A): utilizado para fazer referência aos príncipes, princesas, duques e duquesas. Exemplo 1: Vossa Alteza fará as comemorações no Palácio de Buckingham? Vossa Excelência (V.

2 magnificência, sublimidade, excelência, elevação, grandeza, dignidade, nobreza, realeza. Imponência: 3 imponência, superioridade, soberania, grandiosidade, suntuosidade, respeitabilidade, ostentação, pompa, pomposidade.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

Vossa Excelência: significado
É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos. Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

O primeiro se refere a reis e rainhas. O segundo, a príncipes, princesas, duques e duquesas. É muito importante fazer a distinção entre ambos. O pronome de tratamento concorda sempre com a 3ª pessoa.

Vossa Majestade - estilo reservado ao rei e à rainha. Vossa Alteza - príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei.

Sacerdotes em geral e pastores: Vossa Reverendíssima (V. Rev.ma) – Vocativo: Reverendo Padre/Pastor.

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente. Excelência, assim escrito em letra maiúscula mesmo, pois em letra minúscula possui significado diferente, é usado ao se tratar cerimoniosamente determinadas pessoas, em função de seu cargo ou posição.

A forma correta de escrita da palavra é majestade, com j na segunda sílaba: ma-jes-ta-de. A palavra magestade, com g, está errada.

majestade (nome feminino) -

2 avantajados, enormes, gigantescos, colossais, descomunais, monstruosos, gigantes, corpulentos, volumosos, gordos, graúdos, altos, avultados, vultosos, proeminentes, protuberantes, salientes, sobressalentes, fartos.

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.