Quando sei que devo me separar?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Casamento está ruim? | Veja mais sobre os sinais do divórcio

  1. A comunicação é inviável.
  2. A paixão chegou ao fim.
  3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade.
  4. Vocês têm ambições diferentes.
  5. Há falta de parceria no casamento.
  6. A relação se tornou violência.

As 5 fases do luto na separação são negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Vamos ver uma de cada vez e entender melhor como ela acontece e o que fazer para elas passarem mais rápido e serem mais amenas.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

Normalmente, um dos principais sinais de um relacionamento desgastado é a falta de contato físico. Não tem mais beijos, não tem mais abraços, não tem mais carícias e as relações sexuais não estão entre as prioridades da rotina do casal[IM1] .

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

Mulheres tendem a sofrer mais com o rompimento de uma relação, mas homens apenas tocam a vida, sem jamais ter se recuperado 100%. É o que diz um novo estudo publicado pela Universidade de Binghamton, de Nova York (EUA).

O ideal é ter uma conversa franca com os pequenos, utilizando linguagem adequada à idade deles para comunicar a separação, explicar os motivos e as mudanças que irão ocorrer na vida dele diante da decisão dos pais.

Raiva

Qual a pior fase do término? Raiva : Fase em que a pessoa pode ter raiva de si mesma, se estiver sofrendo, e concluir que a responsabilidade pela separação foi dela. Ela fica hostil, pode perder a confiança nos relacionamentos, sente-se injustiçada, vitimada e não merecedora de tanta dor.

Também é verdade que o homem é mais inclinado à agressividade e impulsividade; portanto, cuidado se lhe ocorrer um sentimento de raiva da “ex” e vontade de se vingar de forma, física, verbal ou com algumas torturas psicológicas como provocações ou retenção de coisas que pertencem a ela e que estão com você.

Busque ajuda de pessoas queridas. Familiares e amigos podem ajudá-lo a superar a dor do divórcio. Você pode sentir a necessidade de se isolar nos primeiros momentos e não há problema nenhum em querer passar um tempo sozinho para refletir sobre a sua vida e os seus sentimentos. Entretanto, não se entregue ao isolamento.

Mesmo assim, a pergunta que fica é: por que as separações são sempre tão difíceis? Uma das possíveis respostas é porque a sensação de estar separado não é confortável nem para quem é deixado e nem para quem decide terminar.

A rotina também é um fator bem forte que causa o fim de um casamento. Com o passar dos anos, os casais acabam se acomodando, fazendo a chama da paixão se apagar. Se os pares não se permitirem experimentar coisas novas, pode acarretar em outros problemas, como impaciência, perda de desejo sexual e até a infidelidade.

Como identificar se é amor ou costume
Um casal apegado à rotina e focado em hábitos tem medo de mudar. O apego faz com que todos os dias sejam iguais, impede o crescimento e o progresso de cada um como indivíduo, colocando-o em estado de inércia não só na relação, mas com outras partes da vida, também.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Converse com a pessoa, explique que se você a escolheu é porque a ama. Mostre que o relacionamento só tem a ganhar se houver respeito e confiança mútua. – Certifique-se de que demonstra para seu parceiro (a) o quanto ele é amado, o quanto ele pode confiar em você. Ele (a) se sente valorizado (a) ao seu lado?

Como desapegar: tente ignorar seus sentimentos
Neste momento é indispensável tentar se ocupar com algo para evitar pensar na pessoa, já que o objetivo é justamente esquecê-la. Amizades e relacionamentos muito longos vão deixar lacunas que deverão ser preenchidas com alguma distração.