Quando será desligado o sinal digital na minha cidade?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Atualmente, 60% dos municípios brasileiros possuem sinal digital de televisão. O Programa Digitaliza Brasil do Ministério das Comunicações (MCom) pretende levar o sinal digital de televisão a todos os municípios brasileiros até o final de 2022 e encerrar as transmissões analógicas até 2023.

Saiba quais cidades serão afetadas com o desligamento do sinal analógico

  • TV BAHIA.
  • TV OESTE.
  • TV SANTA CRUZ.
  • TV SÃO FRANCISCO.
  • TV SUBAÉ
  • TV SUDOESTE.

A antena parabólica com o sinal antigo (refletor paraboloide) vai ser desligado no início de 2024. No entendo, as antenas parabólicas com sinais digitais vão continuar funcionando normalmente.

Quando o sinal de TV digital estará disponível em minha cidade? É muito simples saber quando o sinal analógico será desligado em qualquer cidade e quando o sinal digital será instaurado! Basta acessar o site Seja Digital, selecionar estado e o município, e conferir a informação disponibilizada na tela.

O direito ao Kit Antena Digital é concedido à população que se encaixa nos seguintes critérios: Famílias inscritas no Cadastro Único que possuam equipamentos antigos em funcionamento; Famílias que possuam parabólicas em funcionamento; Famílias que não possuam equipamentos antigos ou parabólicas em funcionamento.

Outra opção para substituir a antena parabólica é aderir um plano de TV por assinatura. Por oferecerem o serviço via DTH, isto é, por meio de satélite, essa opção atende bem os usuários que moram em regiões onde as antenas digitais ou outras tecnologias não funcionam.

Como transformar uma parabólica analógica em digital? Não é possível transformar o equipamento analógico em digital. A única alternativa para conseguir o sensor digital é substituir o equipamento tradicional, incluindo o receptor, por outro digital.

A nova parabólica digital é feita de chapa e é menor que a tradicional. Certifique-se de que o receptor que vai adquirir é apropriado para os canais transmitidos pela Banda KU.

Em média, um usuário conseguirá achar kit antena parabolica digital por valores entre R$ 426,70 e R$ 952,00.

A diferença entre o sinal analógico e digital é grande. Enquanto o formato analógico tem sinal contínuo, que varia em função do tempo, o digital conta com números descontínuos no tempo e na amplitude. Em 2007, o Brasil realizou sua primeira transmissão de TV em sinal digital.

Enquanto a transmissão analógica utiliza ondas eletromagnéticas contínuas, a transmissão digital utiliza uma corrente de bits, em códigos binários, utilizadas também na linguagem digital de computadores, CDs e DVDs, e celulares, que transforma sons, imagens, textos, gráficos em bits.

Aos usuários da antena digital, não é preciso trocar este equipamento por uma nova parabólica. A recomendação é instalar a antena no telhado do imóvel para melhorar o sinal. Já no caso dos clientes que assinam os canais fechados, a televisão por assinatura, não é necessário a substituição do equipamento.

Clipe de papel também funciona
Mas para que o clipe de papel como mini antena de TV ou o arame funcionem, a TV precisa ter um conversor integrado. Se você possui um conversor digital à parte, deve usar a gambiarra no conector de antena localizado neste aparelho.

A instalação da antena mais moderna é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Quem não fizer a substituição pode enfrentar interferência na imagem, como chuvisco e chiados, e até mesmo a perda de sinal de TV. >>

Como obter o Kit Antena Digital gratuito do governo? Residentes de capitais brasileiras ou municípios com mais de 500 mil habitantes que estão inscritos no Cadastro Único podem receber o Kit. A solicitação deve ser feita através do site Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho. Procure pelo selo DTV.

Primeiramente, é importante destacar que para recebimento do Kit Antena Digital, o cidadão deverá possuir inscrição no CadÚnico do Governo Federal, além de ter uso da antena parabólica convencional. Segundo o Governo, é por meio dela que o sinal dos canais abertos tem transmissão via satélite.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal - como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros - e que já tenham a antena parabólica tradicional instalada e em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.

Procure por pontos de descarte especializados em eletrônicos, ou use nosso serviço de coleta em casa. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!