Quando surge o RTCA?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

3º Mês(2 a 3 meses)- Influência do RTCA podendo ser quebrado facilmente, mãos trazidas à linha media, predominantemente abertas e criança brinca com as mãos por muito tempo. Movimentos mais coordenados; inicio da extensão de tronco, do apoio de antebraços e da transferência de peso sobre o mesmo.

Reflexo tônico-cervical assimétrico (RTCA)
Esse é um reflexo primitivo que também pode receber os nomes de Reflexo do Esgrimista, Reflexo do Espadachim ou Reação de Magnus-Kleijn — e ocorre quando o bebê vira a cabeça para um lado, estica o braço para o mesmo lado e depois dobra o outro braço na mesma direção.

Reflexo tônico-cervical (assimétrico) Ao ser colocada em posição supina, a cabeça da criança deve ser rotacionada em 90° para um dos lados pelo examinador e assim permanecer durante 15 segundos.

Segundo Guimarães (2001) e Leonezzi (2001), o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA) é o de maior importância para o diagnóstico precoce da paralisia cerebral se persistente além dos sete meses de idade5,12.

Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA)
Este reflexo aumenta no 2° mês e desaparece no 5° mês de vida.

Começa a sorrir de verdade - até então, o ato de sorrir era fruto de um reflexo motor. Passa a acompanhar visualmente objetos ou rostos de pessoas. Deitado com a face para o chão, consegue levantar a cabeça, mas ainda não a mantém erguida. Comunica-se pelo choro, que já apresenta diferenciações segundo o desconforto.

Normalmente o reflexo de Moro está presente até por volta dos 3 meses de vida, mas seu desaparecimento pode ser mais demorado em alguns bebês, já que cada um tem um tempo diferente de desenvolvimento. Mas como é um reflexo primitivo do bebê, não deve persistir no segundo semestre de vida.

Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas. Isso até os 5 meses. Mais do que uma exibição de habilidades para os pais, os reflexos são fonte de pesquisa para os pediatras.

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .

Reflexo de preensão palmar
Ocorre quando, ao acariciar a palma da mão do RN, os dedos se fecham ao redor do estímulo. Aparece a partir da 32ª semana de gestação. Deixa de ocorrer em torno dos 3 meses de vida e é substituído pela preensão voluntária aos 4-5 meses de vida.

Resposta anormal do reflexo plantar obtido quando se passa um objeto rombo no bordo externo da planta do pé, desde o calcanhar ao dedo mínimo e em que, contrariamente ao normal, não se verifica a flexão de todos os dedos. A positividade deste sinal é indicativa de lesão da via piramidal do sistema nervoso.

Cerca de 4 meses
Ele junta as mãos e as mantém assim com firmeza. Ele vira a cabeça quando ouve um barulho.

O exame para verificar o reflexo de moro
O teste consiste em simular uma suave queda para dar um leve susto no bebê e esperar sua reação instintiva. “No exame, o pediatra deve segurá-lo com as duas mãos, colocando uma nas costas e outra apoiando seu pescoço e cabeça.

Compartilhar: O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

A paralisia cerebral, também chamada encefalopatia crônica não progressiva, é a causa mais frequente de deficiência motora na infância e refere-se a um grupo heterogêneo de condições que cursa com disfunção motora central, afetando o tônus, a postura e os movimentos.

Continuar lendo Porque surge a paranoia?