Quando um bebê de outra pessoa te olha muito o que significa?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Olhar nos olhos é um dos primeiros marcos alcançados pelos bebês, e é especialmente emocionante! Ele permite que os pais saibam que seu bebê finalmente os "vê", e que eles são importantes e reconhecidos.

Elas sentem um parentesco, uma conexão, um sentimento de bondade que as faz querer falar com aquela pessoa, ou estar perto daquela pessoa. É uma conexão maravilhosa, que aquece o coração, que tem tudo a ver com amor incondicional, e é por isso que as crianças o sentem tão fortemente.

Por vezes reviram os olhos ao adormecer ou então só para experimentar ou “provocar”, mas isso também não tem nenhum problema. Deste modo, pode ficar tranquila se o seu bebé olha para trás quando está deitado, porque não vai ser por isso que vai ter algum tipo de problema nos olhos.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.

Querer descobrir o corpo, inclusive, as partes íntimas, faz parte das descobertas das crianças desde cedo. É normal que ainda na primeira infância, a criança comece a conhecer diversas partes do corpo, inclusive, as partes íntimas.

Quando os bebês estranham pessoas, significa que ele está passando pela fase da angústia da separação. Apesar do nome assustar, esse é um sinal positivo que indica um amadurecimento saudável do pequeno.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Ao contrário do mito de que colocar o bebê em frente ao espelho atrasa a fala, as atividades que são realizadas quando o bebê pode se ver, e ver você ao mesmo tempo, irão ajudar no seu desenvolvimento.

Colocar a criança em frente ao espelho pode ser uma atividade de promoção cognitiva relevante, como muitas outras que pode fazer com o seu filho, fazendo com que ele experimente o mundo que tanto precisa de experimentar para crescer saudável.

2. Quais são os efeitos da exposição às telas na saúde das crianças? Vários estudos descobriram que o aumento do tempo de tela infantil está associado a um risco aumentado de obesidade, problemas de atenção e hiperatividade, problemas de sono, desempenho acadêmico insatisfatório e infelicidade.

As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.

Os motivos pelos quais os bebês puxam os cabelos de suas mães variam. Em seus primeiros meses de vida, os bebês podem fazer isso como uma de suas diversas maneiras de explorar o mundo a sua volta. “O bebê vai se fascinar por tudo que é desconhecido, o cabelo da mãe tem um movimento que chama a atenção do bebê.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Na primeira fase do sono, a melatonina induz o relaxamento e por isso o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída. Há bebês que nesse estágio a pálpebra não fica totalmente fechada, o que significa que ele está em um sono muito pesado, e por isso alguns pais vêem seus filhos dormindo de olho aberto.

Por enquanto, no início da vida, eles só pensam naquilo: calorzinho do colo, alimento, e as vozes e imagens carinhosas de mães e pais.

Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu. Todavia, em alguns casos o favoritismo pode ser mais intenso, tornando-se consciente.