Quando um filho despreza a mãe?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Comece a reavaliar a frequência de pensamentos negativos acerca da situação. Para começar a lidar com a rejeição, busque não ver os problemas como insolúveis. Para superar a rejeição dos filhos evite falar ou pensar sobre isso durante todo o dia. Os pensamentos negativos ajudam a influenciar as ações.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O importante é mostrar a intensidade do sentimento.
Nesse contexto, a ingratidão é a ausência de demonstrativos de gratidão ou da qualidade de ser grato. Adianta pouco nutrir o sentimento de estar grato e não demonstrá-lo tanto quanto não ter o sentimento e demonstrá-lo.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Nesses casos os pais necessitam de ajuda psicológica para que possam encarar sua vida própria sem designar outro para este fim. Pais que superprotegem os filhos não permitem que eles tenham o espaço necessário de aprendizado e de erro para lidar consigo mesmos e com o mundo de forma equilibrada.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

É muito importante fazer terapia para entender e aceitar esses sentimentos em nós mesmos. Existem vários casos assim, e é possível viver bem sabendo disso”, recomenda a psicóloga.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Procure ajuda especializada: Se você não consegue mudar sozinho nem se esquecer de toda a carga passada, procure ajuda. Há muitos profissionais que podem auxiliá-lo a dar um primeiro e importante passo. Faça diferente, mesmo que aos poucos: Ninguém muda atitudes que já estão enraizadas de uma hora para a outra.

Pessoas ingratas: o que fazer para lidar com elas?

  1. Tente colocar-se no lugar do outro.
  2. Mantenha o equilíbrio emocional.
  3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos.
  4. Estabeleça limites.
  5. Corte relações com quem se recusa a melhorar.
  6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

A pessoa ingrata sempre tem as necessidades dela em primeiro lugar, podendo manipular outras pessoas para conseguir o que deseja, sem qualquer constrangimento. Ela não vem conversar sobre um assunto qualquer, apenas para manter viva a chama da amizade. Cada interação tem um interesse por trás.

1 madrasta, cruel, insensível, descaroável, malvada, seca, má, áspera, descarinhosa, maldosa, ríspida.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Para conseguir isso, listamos algumas atitudes que podemos tomar quando alguém nos magoou.

  1. Reconheça a mágoa. Quando alguém nos magoa, mesmo que para os outros seja bobagem, para nós é real. ...
  2. Perdoe. Perdoar alguém que te magoou é algo que fazemos por nós mesmos. ...
  3. Não deixe que a raiva te defina. ...
  4. Não seja vítima da mágoa.

Conversando sobre decepção amorosa
Em relação à decepção amorosa, os pais devem ter uma atitude compreensiva e não tratar como bobagem, pois a dor que o filho sente é legítima. Ou seja, devem dar colo, carinho e palavras de conforto.

O que a decepção pode causar? Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso, ou até mesmo desconforto físico, como dores no corpo, falta de ar, entre outros sintomas. Tais sinais podem nos acometer ao mesmo uma vez no decorrer de nossa vida, principalmente a decepção amorosa.