Quando usar a expressão como um todo?

Perguntado por: asilveira5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Na verdade, a expressão “como um todo” é mais uma daquelas traduções servis do inglês propaladas por imitadores do linguajar norte-amaricano; vem de “as a whole”, que significa “globalmente”, “em conjunto”, “em bloco”.

Geralmente: 1 geralmente, via de regra, normalmente, usualmente, comumente, quase sempre, na generalidade, em regra, na maior parte dos casos, por via de regra.

1 tudo, o total, a totalidade, a íntegra, o conjunto, a completude, a integralidade, a universalidade.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Existem diferentes formas de expressão de acordo com a linguagem utilizada. As mais habituais são a expressão oral (que se concretiza através da fala) e a expressão escrita (através da escrita). Cada vez que uma pessoa estabelece uma conversa com outra, está a recorrer à expressão oral.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita?

Significado de Todo
adjetivo Completo; sem faltar nenhuma parte; por inteiro: senti frio todo o dia. pronome Cada; designação de uma coisa ou pessoa não especificada: todo indivíduo tem direito à saúde de qualidade.

Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

Dentro destes significados, podem estar a ideia de: por, pela, pelo, até, de, perto, em frente, à, etc.

“Nos dias atuais” ou “hoje em dia”
Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.

1 maior parte, maior número, o mais, generalidade, geral, pluralidade, multiplicidade, massa, grosso, comum. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Qualidade do que é maior: 2 superioridade, excelência, supremacia, preponderância, predomínio, prevalência.

1 ninguém, nenhum, nada.

Significado de Tudo
pronome indefinido A maior quantidade possível de coisas, seres ou pessoas: ele perdeu tudo o que tinha; o dinheiro para ele era tudo. O estado de ser completo, inteiro; condição do que se apresenta na sua totalidade: preciso buscar tudo em casa!

O certo é: Quero falar com você. Já o pronome “contigo” não é reflexivo, assim como “conosco” e “convosco”. Portanto, podem ser usados da seguinte forma: “Quero falar convosco.”, “Deixe comigo”, “O Senhor é contigo”.

As duas formas estão corretas.

  • Linguagem visual. A linguagem visual pretende comunicar com os receptores da mensagem por meio de imagens. ...
  • Linguagem corporal. Fique atento com a sua linguagem corporal, que é um exemplo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos e posturas podem denunciar a sua intenção. ...
  • Linguagem oral.

Significado de Expressão
Maneira como algo se apresenta; personificação: expressão da riqueza. Modo de comunicação próprio; frase, dito, sentença: expressão idiomática. Fascínio com que um artista apresenta sua arte: cantou com muita expressão. Destaque marcado pela entonação; ênfase: dar expressão ao texto.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.