Quando usar buspirona nos transtornos ansiosos?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Aparentemente, a buspirona é menos eficaz que os BZD no tratamento dos sintomas somáticos e autonômicos do TAG, sendo mais indicada quando predominam os sintomas psíquicos, como preocupações, tensão e irritabilidade.

Aparentemente a buspirona é menos eficaz que os benzodiazepínicos no tratamento dos sintomas somáticos e autonômicos do transtorno de ansiedade generalizada, sendo mais indicada quando predominam os sintomas psíquicos, como preocupações, tensão e irritabilidade 3 e quando há risco elevado de abuso de benzodiazepínicos ...

Clonazepam (Rivotril).

Este medicamento é destinado ao tratamento de distúrbios de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada e no alívio em curto prazo dos sintomas de ansiedade, acompanhados ou não de depressão.

Após duas e quatro semanas de tratamento, a buspirona foi significativamente superior à sertralina (P<0,001) em eficácia; contudo, depois de oito semanas de tratamento, a diferença entre medicamentos não se manteve (P=0,16), sugerindo que o início de ação da buspirona possa ser mais rápido que a sertralina.

Apesar da absorção da buspirona ser rápida e a ação máxima se dar em torno de 60 a 90 minutos após a ingestão do medicamento, seus efeitos ansiolíticos começam a notar-se apenas cerca de 1 a 3 semanas passarem. Por isso, é recomendado que o tratamento seja prescrito por, no mínimo, três a quatro semanas.

Como os estudos clínicos de buspirona têm sido geralmente limitados a seis meses, recomenda-se esse tempo como período limite para a terapia contínua. Nos pacientes em uso prolongado de buspirona, devem ser reavaliadas as necessidades do fármaco.

Os indivíduos que receberam buspirona 5 mg duas vezes ao dia e nefazodona 250 mg duas vezes ao dia apresentaram efeitos colaterais, tais como sensação de cabeça vazia, astenia, enjôo e sonolência. Recomenda-se que a dose de buspirona seja reduzida quando co-administrada com nefazodona.

Alprazolam pacientes tratados com mais freqüentemente relatada nervoso central sistema de efeitos secundários relacionados com o (sonolência e sedação), enquanto que os pacientes tratados com buspirona mais freqüentemente relatados efeitos gastrointestinais relacionados ao sistema laterais (distúrbios do apetite e ...

Os medicamentos desta categoria mais comumente utilizados são Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam.

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS)
São o tratamento de primeira linha para a ansiedade generalizada em adultos.

Por meio de estudos em animais, sabe-se que a Buspirona interage com os sistemas da serotonina, norepinefrina, acetilcolina e dopamina do cérebro. Cloridrato de Buspirona intensifica a atividade das vias noradrenérgicas e dopaminérgicas específicas e reduz a atividade da serotonina e da acetilcolina.

Este medicamento é destinado ao tratamento de distúrbios de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada e no alívio em curto prazo dos sintomas de ansiedade, acompanhados ou não de depressão.

Ansitec® é um medicamento que alivia a ansiedade sem causar efeitos sedativos, relaxamento muscular ou sonolência.

São substâncias encontradas em plantas e até alimentos capazes de acalmar e tranquilizar pacientes com quadros leves de transtorno de ansiedade. Dentre os ansiolíticos fitoterápicos mais usados estão: Valeriana. Passiflora.

Administrado oralmente ou por via de injeção, o Diazepam é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, criado para o tratamento de sintomas relacionados à ansiedade, sendo assim, caracterizado como um ansiolítico.

Respostas (7)
A Bupropiona não é um bom medicamento para tratar ansiedade. Pode inclusive aumentar esse sintoma. Mas pode ser usada em combinação com outros medicamentos, como a sertralina.