Quando vai começar a esfriar em São Paulo 2023?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte e com trajetória favorável para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, uma nova frente fria chega ao estado de São Paulo trazendo nuvens de chuva e ventos frios de origem polar, que vão baixar a temperatura em todo estado. As menores temperaturas desta quinta-feira devem ser observadas à noite, após às 18 horas.

Uma nova frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas e aumentando as condições para chuva neste estado e em Santa Catarina. Uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil.

São Paulo deve continuar enfrentando frio até o próximo sábado, 2 de setembro, é o que afirma o Climatempo. Saiba as previsões metereológicas para os próximos dias. Publicado em 27 de agosto de 2023 às, 13h55.

A intensa e longa onda de calor que atingiu o Brasil desde 17 de setembro de 2023 está chegando ao fim.

Verão no Brasil deve ter recorde de calor
Ainda, especialistas dizem que as chuvas que atingem o Sul devem ganhar força com o El Niño, especialmente em dezembro, o que também levará tempo mais quente e seco ao Norte e ao Nordeste. A incerteza recai sobre o Sudeste, sem sinais claros de mais ou menos chuva e calor.

De acordo com a Climatempo, o período "muito quente" deve se estender até a primeira semana da primavera, podendo se estender até o final do mês em algumas áreas do interior do país. "Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera.

Clima será mais quente que o normal e com excesso de chuva no Sul. Primavera de 2023 começa neste sábado (23) às 3h50 com o equinócio, marcando a transição para o verão. As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

(Foto: Reprodução/Agência Brasil) O ano de 2023 está sendo marcado por ondas de calor em diversas partes do mundo. Um dos motivos para as altas temperaturas no Brasil, como as registradas em vários estados nesta semana, são as alterações climáticas nos últimos 60 anos.

O mês de setembro de 2023 entra com um padrão de clima muito atrelado às condições do El Niño, além dos efeitos das temperaturas que vêm sendo registradas acima da média em diversas regiões do planeta, inclusive com recordes de registros no Brasil.

O mês será marcado por chuva no centro-sul do País, enquanto nas regiões Norte e Nordeste, a tendência é de volumes abaixo da média histórica. Publicado em 30/08/2023 11h11 .

Recorde de calor para 2023
Durante a onda de calor de setembro de 2023, São Paulo registrou 36,5°C no dia 24, sendo a maior temperatura para este ano até agora.

21 de junho

No Brasil, o inverno começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador. O frio mais intenso é sentido especialmente na Região Sul, onde pode nevar e as temperaturas ficarem negativas.

Os próximos meses deverão apresentar temperaturas mais elevadas em relação à média histórica, porém, essa condição não impedirá o ingresso de massas de ar frio de origem polar, com períodos mais frios e que ocasionalmente provocarão fenômenos típicos da estação, como geadas e nevoeiros.

A passagem de uma forte frente fria, seguida de uma massa de ar frio, derrubará as temperaturas e provocará chuvas intensas em grande parte do Brasil, de acordo com previsões divulgadas nesta terça (dia 18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias.

Clima deve ficar mais ameno nos próximos três meses. A Primavera 2023 tem início hoje, 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília), no Brasil. A estação do ano segue até as 00h27 do dia 22 de dezembro, quando começa o Verão.

Continuar lendo Vai esfriar em 2023?