Quando vamos nos ver ou se ver?

Perguntado por: idias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O sujeito do verbo "vamos" é de primeira pessoa do plural (nós), por isso a forma correta é "vamos nos ver".

Vamos é a primeira pessoa do plural do indicativo presente e a primeira pessoa do plural do subjuntivo presente do verbo. Não vamos perder tempo, vamos embora. Deveria ter perguntado para onde vamos. Diz ao motorista que nós vamos para Dallas.

O verbo conhecer está conjugado na primeira pessoa do plural no presente do indicativo. Mas a frase diz 'qualquer dia', isto é, subentende-se que essas pessoas ainda vão se conhecer. Logo, o correto seria 'conheceremos', pois indica o futuro. A resposta é: Vamos nos falando, qualquer dia nos conheceremos.

VIMOS (pretérito perfeito do indicativo do verbo VER): Eu VI você no teatro, Cornélio. / Nós VIMOS você no teatro, Cornélio. VEMOS (presente do indicativo do verbo VER): Eu vejo você todos os dias no cemitério, Corina. / Nós VEMOS você tos os dias no cemitério, Corina.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Como o sujeito do verbo 'vamos' é 'nós', o pronome adequado para se empregar aqui é 'nos', e não 'se'

Ver: verbo no infinitivo. Vê: verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Resumo. Enquanto “” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.

ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

A palavra vamos é uma flexão verbal do verbo ir.

Cortella fala hoje sobre o conceito de permuta ideal, a conversa recíproca, aquela ideia do 'Vamos nos falando então'. É um jeito bem polido que usamos no Brasil para fechar uma conversa.

1 enxergamos, olhamos, observamos, miramos, avistamos, contemplamos, distinguimos, divisamos, entrevemos, descortinamos.

Para actividades costumeiras com o verbo ver, devemos usar as formas no presente, como por exemplo, «eu vejo um filme por semana»; «nós vemos (e não vimos) um filme por semana».

O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem.

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.

It's a pleasure to meet you (É um prazer conhecer você.) Pleased to meet you (Prazer em conhecê-lo) Glad to meet you (Prazer em te conhecer) How do you do (Como vai?)

Conjugação do verbo: conhecer

  1. Presente. eu. conheço. tu. conheces. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. conhecia. tu. conhecias. ...
  3. Futuro. eu. conhecerei. tu. conhecerás. ...
  4. Presente. que eu. conheça. que tu. conheças. ...
  5. Futuro. se eu. conhecer. se tu. conheceres. ...
  6. Pessoal. eu. conhecer. tu. conheceres. ...
  7. eu. conheceria. tu. conhecerias. ele/ ela/ você