Quantas aulas tem em um semestre?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O sistema semestral divide o ano letivo pela metade. Existem 2 períodos principais, um no outono e outro na primavera. Cada período dura cerca de 16 semanas e há uma pausa de inverno entre eles. Durante um semestre letivo, os alunos em tempo integral geralmente fazem de 4 a 6 aulas ao mesmo tempo.

Semestre corresponde ao período de tempo de seis meses consecutivos. Um ano tem dois semestres ou doze meses. Neste sentido, o final do primeiro semestre do ano é sinal de que este está na metade, ou seja, faltam mais seis meses para o seu término.

[...] duração mínima de um semestre letivo (seis meses) e máxima de dois semestre letivos (12 meses), [...]

O primeiro semestre do ano engloba os meses de janeiro a junho. O segundo semestre começa a partir do mês de julho e estende-se até dezembro. Enquanto que um semestre é equivalente a seis meses, um bimestre é o mesmo que dois meses e um trimestre igual a três meses.

Bimestre no ano letivo
O ano letivo nas escolas costuma ser dividido em 4 bimestres. Apesar da nomenclatura, os bimestres escolares geralmente são um pouco mais compridos que dois meses.

Origem etimológica:latim semestris, -e, que tem 6 meses.

Normalmente, podem ser feitos em 2 ou 3 anos, com carga horária de 2.400 horas. Alguns são ainda mais rápidos, com até 1.600 ou 2.000 horas de duração. Os bacharelados, por sua vez, variam entre 2.400 e 7.200 horas.

Começar uma faculdade no segundo semestre traz diversas vantagens e pode, sim, ser uma boa ideia. Por isso, se você não passou no vestibular no início do ano, não se desespere! Dentro de apenas seis meses, poderá tentar mais uma vez.

Pois, além disso, começar a graduação no segundo semestre do ano tem suas vantagens sim! Academicamente, não há mudanças em começar o curso no início ou meio do ano, porém é comum que você consiga melhores possibilidades financeiras nessa época, como bolsas, descontos ou vantagens econômicas.

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida: não há nenhum ponto negativo no ingresso de um estudante em curso no segundo semestre. Nesses casos, as graduações funcionam exatamente da mesma maneira do que as opções oferecidas no começo do ano letivo.

O aluno deverá ter responsabilidade com relação aos seus afazeres escolares e o respeito aos seus colegas durante os horários de estudo. Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, o ano letivo corresponde ao mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar.

As escolas da educação básica e as instituições de ensino superior poderão distribuir a carga horária em um período diferente aos 200 dias letivos previstos em lei.

Um ano é composto por meses, que, por sua vez, são formados por dias e esses são formados por horas. Um semestre é composto por 6 meses. Esse tempo equivale à metade de um ano.

Você pode ingressar na faculdade no segundo semestre por meio dos programas do governo (Sisu, Prouni ou Fies), caso tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, caso sua nota não seja suficiente, você tenha perdido a prova ou não se encaixe nos critérios exigidos pelos programas, não precisa se desesperar!