Quantas cartas escreveu o apóstolo Pedro?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

No Novo Testamento, existem sete cartas que não são atribuídas a Paulo. Essas cartas foram reunidas numa mesma coleção desde muito cedo, mesmo tendo suas origens bastante diversas. Elas são chamadas de cartas católicas.

Ele escreveu a carta para incentivar os santos a aumentarem seu conhecimento do Senhor a fim de “fazer cada vez mais firmes a [sua] vocação e eleição” (2 Pedro 1:10).

Suas Epístolas revelam, no Novo Testamento, a importância da palavra de Deus, ou seja, da Bíblia. Paulo, segundo os estudiosos, foi autor de 13 cartas, escritas a comunidades distintas.

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia; 2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificaçäo do Espírito, para a obediência e aspersäo do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Diferentemente da primeira epístola de Pedro, que ajudou os santos a lidarem com a perseguição externa, a segunda epístola de Pedro mencionava a apostasia interna que ameaçava o futuro da Igreja.

Pedro fundou a primeira comunidade dos cristãos provenientes do povo eleito, e Paulo tornou-se o Apóstolo dos pagãos. Com carismas diversos trabalharam por uma única causa: a construção da Igreja de Cristo. Pe.

Quando Pedro pensa como Deus, quando ele tem a mentalidade de um homem de Deus e se deixa guiar pela revelação divina e professa a sua fé em Jesus: “Tu és Cristo, o filho do Deus vivo”, Pedro se torna pedra de salvação e de edificação, usada para construir o Reino de Deus.

2 Pedro 3 é o terceiro e último capítulo da Segunda Epístola de Pedro, de autoria do Apóstolo Pedro, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia.

1 Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. 2 Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, 3 agora que provaram que o Senhor é bom.

Isto significa: nós somos chamados a construir a Igreja, que é o corpo de Cristo aqui na terra, que é a casa espiritual de Deus, de Jesus. Somos chamados a trazer pessoas a Deus, pois somos proclamadores da Boa Nova da salvação em Jesus Cristo. Cada um de nós é uma PEDRA VIVA na construção da Igreja de Cristo.

São as cartas 2ª aos Tessalonicenses, Colossenses e 2ª a Timóteo. As quatro restantes certamente não foram escritas por Paulo, mas por alguém que o conheceu e com ele trabalhou. São as elas: Efésios, 1ª a Timóteo, Tito e Hebreus.

A carta é algo mais pessoal, escrita diretamente a uma pessoa ou comunidade, sem uma finalidade ulterior. A epístola, ao invés, visa um público mais amplo; tem como objetivo não somente aquele público imediato, mas gostaria de ser difundida a toda os cristãos.

7 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com aentendimento, dando bhonra à mulher, como a vaso mais fraco; como aqueles que juntamente com elas sois cherdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Considere 2 Pedro 1.3: “Pelo divino poder [de Deus]… têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Literalmente, todo o poder divino disponível para vivermos e sermos piedosos vem pelo conhecimento!

Em 1 Pedro 3:1–11, lemos que o Apóstolo Pedro exortou que as esposas ajudassem a trazer seus maridos descrentes a Cristo por meio de sua conduta justa. Ele aconselhou os maridos a honrarem suas esposas.

Isso significa que temos que proclamar os feitos, o poder, a glória, a sabedoria, a graça, a misericórdia, o amor e a santidade de Deus. Através de nossa conduta e palavras, devemos testemunhar que somos filhos de Deus, somos da luz e não mais das trevas, pois Ele nos chamou para essa posição privilegiada.

1 Pedro 4. Pedro explica por que o evangelho é pregado aos mortos — Os santos devem falar como os oráculos de Deus — Os justos serão postos à prova e testados em todas as coisas.

Resposta verificada por especialistas
O feminino de Pedro é pedra.

O Apóstolo Pedro era muito conhecido pelo seu temperamento colérico, comumente conhecido como “pavio curto”, ou também “explosivo”.