Quantas espécies de baleias existem no mundo?

Perguntado por: emata2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Existem hoje cerca de 86 espécies viventes de cetáceos, divididas em dois grupos: Mysticeti e Odontoceti. Os Mysticeti incluem 17 espécies de “baleias propriamente ditas”, todas marinhas.

baleia-bicuda-de-true

RIO — A baleia-bicuda-de-true é uma das mais raras espécies deste mamífero aquático. Habitante de águas profundas, normalmente longe das costas, essas criaturas passam cerca de 92% do tempo submersas, por isso quase nunca são vistas por humanos.

Restam apenas 400 indivíduos desses mamíferos marinhos no planeta Terra.

baleia-azul

A baleia-azul não é somente o maior animal existente hoje, mas também o maior animal que já existiu.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.

Baleias orcas no Brasil
No litoral brasileiro, as orcas têm sido vistas com mais frequência, com relatos desde 1993. Registros apontam ocorrências de orcas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba.

Eles descansam quietos na água, verticalmente ou horizontalmente, ou dormem. enquanto nadam lentamente ao lado de outro animal.

Apesar da grande maioria ser habitantes dos mares e oceanos, sete espécies vivem em água doce (cinco na Ásia e duas na América do Sul). O tamanho dos Odontoceti varia de 4,5 m até 20 m, sendo o cachalote o maior representante desse grupo.

Porto Seguro (BA) Porto Seguro é considerado um dos melhores lugares para observar baleias no Brasil devido à constante presença das baleias Jubarte na costa. Por isso, o passeio de observação das baleias é um dos programas mais concorridos na badalada cidade do litoral sul da Bahia.

Baleia franca em SC e RS.
Existem, entretanto, outras áreas que o ProFranca deseja identificar. “É fundamental para a conservação da espécie que a gente tente descobrir quais são as outras áreas que elas ocupam”. A estimativa é que, pelo menos, 550 baleias Franca fêmeas se reproduzem regularmente no Brasil.

As populações de baleias jubarte foram dizimadas ou quase extintas nos primeiros quarenta anos do século XX. Mais de 100 mil jubartes foram mortas no hemisfério sul, principalmente nas áreas de alimentação na Antártida. O massacre continuou até que a caça se tornou insustentável.

baleias-azuis

Uma vista aérea do Mar de Cortez revela uma baleia-azul de 25 metros deslizando sobre as ondas. Um fóssil encontrado na Itália indica que as baleias-azuis atingiram esse enorme tamanho há 1,5 milhão de anos. A baleia-azul não é somente o maior animal existente hoje, mas também o maior animal que já existiu.

Em compensação no ano de 2017 foi registrado o pior número do século: 1.207 baleias-piloto mortas ou encalhadas. O número de golfinhos mortos ou encalhados também é considerável. Desde 2000 os números oscilam de 10 em 2019 para 1.423 em 2021.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

Balaenoptera musculus

A baleia-azul (Balaenoptera musculus ), atualmente em perigo de extinção devido à pesca, é o maior animal que já existiu.