Quantas fase tem o leite?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro, e, além dessas modificações, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação e até mesmo durante as mamadas para se adaptar às necessidades da criança.

As três fases do leite materno: colostro, transicional e maduro.

Leite Maduro
O leite já maduro começa a ser produzido por volta do 25º dia e possui uma aparência consistente e esbranquiçada. Ele é composto por proteínas, gorduras, carboidratos e outros nutrientes. É importante lembrar que não existe leite fraco.

Fórmula 1: é a fórmula infantil para lactantes de 0 a 6 meses. Fórmula 2: é a fórmula infantil para bebês de 6 a 12 meses. Fórmula 3: é a fórmula infantil a partir de 10 meses.

A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro.

Abaixo apresentamos os principais tipos de leite que você vai encontrar para consumo!

  • Leite integral. ...
  • Leite semidesnatado. ...
  • Leite desnatado. ...
  • Leite de cabra.

Além de serem classificados como integrais, desnatados ou semidesnatados, os leites também podem ser classificados como tipo A, B e C.

A lactação envolve a produção e ejeção do leite nas mamas, as quais, além de produzir, armazena e libera o leite. Tais processos obedecem a ação hormonal da progesterona, da prolactina e da ocitocina.

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva produzem cerca de 750-800 ml de leite por dia após 2 a 4 semanas do parto. Posteriormente, a produção diária de leite pode variar entre 450 a 1.200 ml.

Já em relação ao sabor, o leite materno pode ficar um pouco mais “salgado”. Por isso, algumas crianças estranham e podem inclusive não querer mais mamar, mas a maioria continua mamando até mesmo após o nascimento bebê.

leite de cabra

O leite de cabra é mais forte e contém mais gordura que o leite integral, por isso, quem tem colesterol ruim (LDL) alto tem que restringir o consumo. "Algumas pessoas intolerantes à lactose toleram melhor o leite de cabra", afirma a nutricionista Ana Paula Souza.

O colostro é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente, dura em torno de três a cinco dias, sendo substituído pelo leite maduro após esse período.

O colostro é o primeiro leite secretado pela vaca após o parto, com duração de três a quarto dias, os ruminantes possuem uma placenta diferenciada dos outros mamíferos, não permitindo a passagem de anticorpos da vaca para o feto durante a gestação .

Próximas Etapas

  • Nutri-Biotik 4. Bebida Láctea Infantil a partir dos 12 meses. Ver. Comprar.
  • Nutri-Biotik 2. Leite de transição a partir dos 6 meses. Ver. Comprar.
  • Nutri-Biotik 3. Leite de transição a partir dos 9 meses. Ver. Comprar.

A partir do primeiro ano de vida já é possível oferecer leite pasteurizado para o seu bebê, também sendo uma opção fazer a mamadeira com leite materno. O leite é uma fonte muito importante de cálcio, fortalecendo e ajudando no desenvolvimento dos ossos.

Em um copo de água morna ou fria com 180 ml, adicione sete colheres de medida ou três colheres de sopa cheias (32g) de NInho 1+. Misture bem e aguarde o copo esfriar, verificando a temperatura da fórmula em seu punho, antes de oferecer à criança. Lembre-se de higienizar as mãos e o copo adequadamente antes do preparo.

Já após essa idade, segundo ela, a criança está mais forte e se alimenta melhor durante as refeições, “então o leite materno se torna o melhor complemento, com quantidade ideal de sais minerais, ferro e cálcio, por exemplo”.