Quantas g de proteína no almoço?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

E com a proteína não poderia ser diferente. Por isso, o ideal é ingerir de 25 a 30 gramas do nutriente por refeição. O excesso de proteína, como já dito, pode sobrecarregar o fígado e os rins.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Existem 6 g de proteína em um ovo grande e 3,6 g são encontrados na clara do ovo. Isso é muita proteína!

Grão-de-bico
O grão de bico também está entre as leguminosas mais ricas em proteínas, 100g de grão de bico contém cerca de 14g de proteína. A grande vantagem desse alimento é que além de ser rico em fibras, ele pode ser consumida de várias formas, como feijão, em saladas, em forma de pasta (homus), etc.

  • Frango. Com 23 g de proteína a cada 100 g, o frango é uma das melhores fontes de proteína magra de origem animal. ...
  • Salmão. Outra fonte importante de proteína magra de origem animal é o salmão. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Quinoa. ...
  • Ovos. ...
  • Feijão.

Então, anota aí uma dica bem rapidinha e prática para facilitar sua vida: reserve, aproximadamente, 300g de frango e corte tudo em pequenas tiras para o almoço. Versátil, essa opção pode vir acompanhada de uma saladinha, algum molho de sua preferência ou até com algumas batatinhas fritas.

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Proteína: quanto comer
Um corredor de 75 kg, por exemplo, precisa de 75 a 120 g, todos os dias.

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas. Estima-se que em 100 g de frango, por exemplo, encontram-se 27 g do nutriente.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

-100g de peito de frango; -100g de filé de carne vermelha; -120g de peixe grelhado.

Enquanto que 100 g de ovo, cerca de 11 g de proteínas.

A cada 100g de batata doce (cozida com casca) podemos encontrar cerca de 24g de carboidratos, cerca de 2g de proteínas, aproximadamente 100 calorias, zero gordura e quase 4g de fibras (isto é bastante).

Peito de frango
Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares. Já a proteína contida nos grãos rajados, possuem mais qualidade.