Quantas horas de sono o zolpidem proporciona?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quanto tempo o zolpidem faz dormir? O zolpidem é um medicamento que começa a fazer efeito cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão. O seu efeito máximo ocorre em cerca de uma hora. A duração do efeito do zolpidem pode variar de acordo com a dose utilizada, podendo durar de 6 a 8 horas.

Os principais efeitos adversos do Zolpidem são: sonolência e amnésia, principalmente amnésia anterógrada. “Isso acontece quando a pessoa passa a não lembrar o que aconteceu depois que ela ingeriu a medicação.

Alucinações, compras e apagões: os perigos de não dormir após tomar zolpidem.

O hemitartarato de zolpidem age rapidamente e por isso, deve ser sempre administrado imediatamente antes de deitar ou na cama. O hemitartarato de zolpidem deve ser administrado em dose única e não deve ser readministrado na mesma noite. Você deve tomar os comprimidos revestidos com líquido, por via oral.

O Zolpidem é um medicamento hipnótico não benzodiazepínico. Ele pertence ao grupo das imidazopiridinas, que atuam em nosso sistema nervoso central. As propriedades desses remédios são calmantes, relaxantes, sedativas e até mesmo ansiolíticas.

“Também é fundamental que o indivíduo tome o remédio somente na hora de ir dormir e não faça outras atividades, inclusive mexer no celular.

O hemitartarato de zolpidem age rapidamente e por isso, deve ser sempre administrado imediatamente antes de deitar ou na cama. O hemitartarato de zolpidem deve ser administrado em dose única e não deve ser readministrado na mesma noite.

Eliminação – Zolpidem é metabolizado no fígado e eliminado na forma de metabólitos inativos, na urina (aproximadamente 60%) e nas fezes (aproximadamente 40%), não possuindo efeito indutivo sobre as enzimas hepáticas. A meia-vida plasmática é, em média, de 2,4 horas (0,7 a 3,5 horas).

Também conhecida como uma privação extrema do sono, nesse momento a fadiga e a irritabilidade se tornam ainda mais intensas e é possível que o indivíduo comece a alucinar, ouvindo e vendo coisas que não existem. Aumento no nível de estresse e ansiedade também podem ocorrer.

Qual medicamento que substitui o zolpidem? Bromazepam O bromazepam é um remédio indicado pelos médicos para tratar problemas como a ansiedade, a tensão e outras questões de origem psicológica.

É importante destacar, porém, que qualquer substância que também provoque depressão do sistema nervoso não deve ser usada junto com o clonazepam, incluindo bebidas alcoólicas e anti-histamínicos. Exemplo de drogas que não devem ser associadas ao Rivotril: Zolpidem.

A partir da prescrição médica, o remédio deve ser tomado na hora de dormir, pois o efeito pode começar em 10 a 15 minutos após a ingestão.

O problema acontece quando há o uso indiscriminado e por tempo prolongado. A médica aponta que essa popularidade entre os jovens também está relacionada a uma indicação inadequada do zolpidem.

Considerando que pacientes idosos ou debilitados geralmente são mais sensíveis aos efeitos do zolpidem, recomenda-se a administração de ½ comprimido (5 mg) por dia. A dose somente deve ser aumentada para um comprimido (10 mg) em casos excepcionais. A dosagem não deve exceder 10 mg por dia.

O zolpidem é um medicamento com receita do tipo B1 azul, ou seja, indicação para psicotrópicos com validade de 30 dias após a prescrição médica. No entanto, conforme a regulamentação, quando o zolpidem tiver dosagem de até 10g, ele deve ser preenchido em uma receita branca de controle especial.

Por isso, o médico prescreve Turno® SL (hemitartarato de zolpidem) para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O tempo médio de início de ação do Turno® SL (hemitartarato de zolpidem) ocorre entre 0,5 e 3 horas.

A interrupção abrupta do tratamento pode gerar insônia de rebote, uma dificuldade de dormir transitória que pode ser ainda superior àquela que causou a prescrição do medicamento, segundo a bula. Além disso, parar de tomar o remédio sem acompanhamento também pode resultar em alterações de humor, ansiedade e agitação.

O consumo prolongado dele pode causar tolerância, dependência e surtos de alucinações ou sonambulismo, alertam médicos. Nas primeiras horas da madrugada, o nome de um medicamento costuma virar assunto frequente nas redes sociais.

Como tomar Zolpidem
O Zolpidem deve ser tomado por via oral, com um copo de água, imediatamente antes de deitar.

A recomendação para não consumir álcool durante o período de uso do medicamento não é exclusiva do zolpidem. A interação entre bebida e remédios pode levar a consequências diversas, como prejudicar sua eficácia ou provocar toxicidades graves.

A valeriana é uma erva que tem sido usada tradicionalmente para tratar problemas de sono e ansiedade. Ela está disponível em forma de suplemento.