Quantas horas por dia dorme um bebê de 3 meses?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

20 horas

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados. Normalmente eles acordam para mamar e logo voltam a dormir.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

Quais são os principais sintomas da crise dos 3 meses?

  • inquietação;
  • aumento do choro;
  • diminuição das mamadas;
  • sensação de produção insuficiente de leite por causa do tamanho dos seios da mãe;
  • dificuldade no ganho de peso.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Em torno da data de completar o terceiro mês o bebê passa por um Salto de Desenvolvimento e também passa por um Pico de Crescimento. Esses eventos podem ou não se sobrepor, mas de qualquer forma acontecem próximos, o que faz com que a chegada dos três meses seja denominada por muitos como “Crise dos três meses”.

Os nossos estudos de bebés com um a seis meses, amamentados exclusivamente, mostram que tipicamente mamam entre 4 a 13 vezes por dia, entre 12 minutos e cerca de 1 hora em cada sessão de alimentação.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio. Neste período, estará desenvolvendo o pescoço, tronco e músculos das costas para que consiga sentar sem suporte. Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum.

A alimentação do bebê nos primeiros 6 meses, deve ser feita somente com leite materno, ou fórmula infantil. O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa e deve ser oferecido sob livre demanda, ou seja, quando o bebê quiser.

Sua bebê ainda não tem maturidade intestinal, neurológica e imunológica para iniciar outros alimentos. Além disso, sucos só devem ser oferecidos após os 2 anos.

Portanto, faça caretas, levante as sobrancelhas, pisque os olhos, mande beijos, converse com ele, leia, cante, explore as diferentes entonações da sua própria voz. Além de divertir, essas ações ajudam a desenvolver a linguagem e fortalecer o vínculo com ele.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

Embora os primeiros dentes só surjam por volta dos 6 meses de idade, um mordedor para bebê de 3 meses pode ser útil, pois existem crianças que têm esse processo adiantado, e o incômodo pré-dentição começa a partir do primeiro trimestre. Ou seja, é o período ideal para introduzir o brinquedo.

Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente.
O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente. Leia nosso artigo sobre o padrão que o bebê deve seguir em Amamentar seu recém-nascido: o que esperar na primeira semana.

Paninhos, argolas, potinhos, chocalhos, refletores de imagem e mordedores com texturas diferentes e cores contrastantes são os brinquedos mais indicados para esta faixa etária.

A título de exemplo, e até aos 6 meses de idade, antes de se iniciar a diversificação alimentar, o cálculo da necessidade diária de leite pode ser efetuado pela aplicação da fórmula: 150 ml vezes o peso do bebé em kg.

A partir dos 3 meses de vida, a glândula parótida, que produz a saliva, começa a operar a pleno VAPOR. Só que o bebê ainda não sabe que deve engolir a saliva em excesso. Para complicar, ainda não controla totalmente os músculos do rosto que precisaria usar.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.