Quantas línguas o ser humano é capaz de aprender?

Perguntado por: uvieira2 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes. Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue. Se ele acrescentar a sua lista o idioma italiano, passará a ser um poliglota.

Quem é fluente em mais de 6 línguas tem um título maior: hiperpoliglota. O termo foi definido em 2003 pelo linguista britânico Richard Hudson. Ao estudar comunidades poliglotas, ele descobriu que o número máximo de idiomas falados em comum por todos os moradores é 6. Ainda não se sabe o motivo exato de serem 6 línguas.

Veja a seguir 4 deles:

  1. Insira seu aprendizado em um contexto.
  2. Assista a um mesmo filme estrangeiro 3 vezes. Outro método simples para impulsionar o seu aprendizado é ver três vezes um filme falado na língua que você está estudando. ...
  3. Ouça (muita) música. ...
  4. Use expressões na outra língua tanto quanto puder.

De acordo com os linguistas, é necessário aprender regularmente por um ano uma língua para dominar corretamente o básico. Então, você terá que manter esse aprendizado inicial. Como resultado, um ser humano normalmente constituído pode assimilar 10 idiomas em sua vida .

língua acádia

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Desde 1998 instalado na Ásia, Júlio César Pereira da Silva, se destacou na TV japonesa por falar mais de 14 idiomas e atualmente integra a Associação Internacional de Hiperpoliglotas.

Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindi, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

1. Espanhol. O espanhol quase sempre ocupa uma posição de destaque nesse tipo de lista, e por boas razões. Com 400 milhões de falantes nativos, é a língua oficial de mais de 20 países (muitos deles nossos vizinhos) e a segunda língua (não oficial) dos Estados Unidos, onde cerca de 13% da população fala o idioma.

De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

Essa mudança acontece quase sem querer — cada povo cria novos vocabulários e altera a pronúncia das palavras naturalmente, com o passar dos anos. “Isso pode ocorrer até por uma questão de eficiência articulatória — por exemplo, por ter um gasto energético menor ao colocar a língua de tal jeito na boca”, afirma Finbow.

O falar em línguas vai produzir em nossas vidas a totalidade do ministério do Espírito Santo. A linguagem sobrenatural de oração é uma ferramenta do Espírito de Deus para realizar em nós sua obra. E há um motivo especial porque o Espírito Santo toca justamente em nossa fala a partir do momento que vem sobre nós.

É o hiperpoliglota Gregg M. Cox, que lê e escreve em 64 línguas e 11 dialetos.