Quantas semanas é ideal para o bebê nascer?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

O que pouca gente sabe é que a tal da DPP é apenas uma base, não significa que o bebê deve nascer até as 40 semanas – apesar de haver grandes chances de que isso aconteça. Cerca de 5% das gestações ultrapassam 41 semanas e são raras as que se estendem por mais de 42 semanas mas, pode acontecer.

Bebê que nasce antes de 39 semanas corre mais risco de ter problemas respiratórios, segundo SBP.

Meninos ficam mais tempo no útero, afirmam estudiosos suecos. Segundo a pesquisa, os meninos são mais propensos a esticar sua estada no útero do que as meninas, mas as razões para que os bebês do sexo masculino demorem mais a nascer ainda não foram identificadas.

O bebê é prematuro quando o parto acontece antes de 37 semanas de gestação, período necessário para que seu organismo esteja preparado para viver fora do útero. Assim, ele é mais vulnerável a doenças, como infecções, mau funcionamento de alguns órgãos e outros problemas.

Sinais de que o trabalho de parto está perto

  • Ruptura das membranas (bolsa amniótica) Você também pode ter ouvido isso sendo chamado de "a bolsa estourou". ...
  • Tampão mucoso. Nem todas as mulheres notam essa secreção, em algumas, as contrações começam antes de o tampão mucoso ser secretado.

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação. Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

encaixe do bebê; início das contrações; ruptura da bolsa amniótica; perda do tampão mucoso.

"Bebês que se aproximam de quatro quilos perto das 39 semanas é contraindicação relativa de parto vaginal", diz. "Mas se a mulher entra em trabalho de parto e evolui, tudo bem".

Quando a barriga fica dura, pode ser sinal de contração uterina, o que pode afetar a circulação de sangue e oxigênio para o bebê. Nesses casos, é fundamental observar se o bebê está se movendo com a mesma frequência e intensidade de antes.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

“O parto prematuro acontece devido a vários fatores, como infeções uterinas, ruptura prematura da bolsa amniótica, descolamento placentário e doenças relacionadas à saúde da grávida, como anemia e pré-eclâmpsia, por exemplo.

Para mulheres como Penelope e Eleanor, com gestações de baixo risco, há 60% de chance de o bebê nascer uma semana antes ou uma depois da data prevista para o parto. E, como dito acima, apenas 4% dos bebês nascem na data que lhes foi prevista (ou 4,4% se excluirmos gestações de risco).

29 a 32 semanas de gestação: 8 meses. 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses. 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

Estudo feito no Reino Unido aponta que bebês do sexo masculino são 14% mais propensos a nascerem antes da hora.

Uma das principais afirmações que fazem sobre a diferença de gravidez de menino e menina é que os meninos mexem mais cedo na barriga. A verdade é que cada bebê tem o seu próprio tempo para começar a mexer na barriga da mamãe. Então, dizer que os meninos mexem antes é um mito.

A margem de erro é de apenas 3 a 5 dias nestes casos. Uma vez que a sua idade gestacional foi determinada a data provável do parto será calculada tomando como base a duração de 40 semanas da gestação.

Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.

Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico. Cesarianas antes de 39 semanas poderão ocorrer quando a gestação envolver risco à mulher ou ao feto.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.