Quantas séries tenho que fazer para ganhar massa muscular?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Uma dica para aumentar o volume de uma região corporal específica: foque em fazer muitas séries de diversos exercícios que envolvem principalmente os grupos musculares da região. Uma boa regra geral para quem já passou da fase do ganho inicial, ou para quem quer mais músculos mais rapidamente, é fazer 4-6 séries.

Segundo as diretrizes do MED. SCI. SPORTS EXERC. O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”.

Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

Os investigadores verificaram que a realização de um maior número de séries para cada grupo muscular pode realmente proporcionar maiores aumentos da força e da massa muscular. Esse aumento de resultados vai até às 5 séries.

Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos.

Quantidade certa de peso para ganho muscular
O ideal é escolher um peso desafiador o bastante que te permita realizar entre 6 a 12 repetições sem perder a forma correta.

Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos. No descanso entre as séries deve-se procurar sentir a sensação de intumescimento muscular produzido pelos exercícios.

1 – O bom e velho 4 x 10
Fazer quatro séries com dez repetições cada (4 x 10), é uma maneira eficiente para estimular crescimento muscular, especialmente para iniciantes. Qualquer pessoa que esteja treinando há algum tempo provavelmente já conhece este esquema de séries para hipertrofia.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Para quem está começando, o expert recomenda realizar a sessão a seguir três vezes na semana, com três séries de 8 a 10 repetições cada e 60 segundos de descanso entre elas.

Treinar o mesmo músculo todos os dias, embora pareça ser uma boa estratégia, não é benéfico, pois poderá atrapalhar você conquistar seus objetivos.

No entanto, o treinamento para hipertrofia, com repetições entre 6 e 12, além de ser o mais eficiente para promoção de saúde, qualidade de vida, reabilitação e estética, também é muito útil para melhorar o desempenho esportivo.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

Qual tipo de treino dá mais resultado? Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.

Foi constatado que, apesar de serem dois esforços máximos ao mesmo tempo, os movimentos rápidos geraram maiores elevações no lactato sanguíneo e percepção de esforço. As maiores diferenças foram no trabalho realizado e no pico da frequência cardíaca.

Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

Séries de alta repetição geram mais fadiga e atrasam a recuperação. Para quem deseja ganhar massa muscular, a principal razão pela qual não devemos treinar com séries de mais de 20 repetições é que elas produzem mais fadiga e, portanto, prolongam o tempo de recuperação — tanto entre as séries quanto entre as sessões.

É um fato cientifico que o número de séries usado em uma sessão de exercícios está diretamente relacionado aos resultados do treinamento. Normalmente, três a seis séries são usadas para alcançar ganhos ótimos em força quando se usa um programa para o corpo todo.