Quantas veias aorta temos?

Perguntado por: oassuncao4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O arco aórtico apresenta três ramificações: a primeira e maior delas é a artéria tronco braquiocefálico, a qual se divide formando a artéria subclávia direita, que irriga o membro superior direito, e a artéria carótida comum direita, que irriga estruturas na cabeça; a segunda é a artéria carótida comum esquerda, que ...

Suas quatro divisões principais são a aorta ascendente, o arco da aorta, a aorta torácica e aorta abdominal. A aorta é o principal tronco das artérias sistêmicas. A parte da aorta que emerge do ventrículo esquerdo, posterior ao tronco pulmonar, é a aorta ascendente.

Dividida em cinco segmentos anatômicos, a aorta torácica consiste em:

  • Raiz de aorta (e seio de valsalva)
  • Junção sinotubular.
  • Porção tubular da aorta ascendente.
  • Arco aórtico.
  • Porção descendente da aorta torácica.

Os aneurismas da aorta abdominal geralmente se expandem lentamente e, às vezes, se rompem. Eles podem causar uma sensação pulsante no abdômen e, caso se rompam, podem provocar dor profunda e extrema, hipotensão arterial e morte.

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior. A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

Como tratar a veia entupida

  1. Fazer exercícios físicos;
  2. Melhorar a alimentação;
  3. Hidratação;
  4. Parar de fumar e de ingerir álcool;
  5. Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Resposta verificada por especialistas. A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

As veias jugulares externa e interna são as duas principais veias que drenam o sangue da cabeça e do pescoço. As veias jugulares externas são mais superficiais e drenam, para as veias subclávias, o sangue da região posterior do pescoço e da cabeça.

A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.

O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.

É comum sentir e ver a pulsação da aorta abdominal, principalmente em pessoas magras. Além disso, geralmente, o aneurisma da aorta abdominal ocorre mais em idosos. No entanto, não significa que não pode acontecer com pessoas magras e jovens.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.

Nessa era, os romanos acreditavam que a veia no quarto dedo da mão esquerda (o anelar) estava diretamente ligada ao coração. Devido a esta crença, chamavam-lhe “vena amoris” (“veia do amor”, em tradução livre).