Quantas vezes o recém nascido pode tomar simeticona?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Não há estudos dos efeitos de simeticona gotas administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. Simeticona gotas (30 gotas/mL): Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

Não ultrapassar a dose de 60 gotas/dia. CRIANÇAS DE 2 A 12 ANOS: Tomar 10 gotas de 6 em 6 horas. Não ultrapassar a dose de 60 gotas/dia. ADULTOS: Tomar 10-30 gotas de 6 em 6 horas.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, simeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Simeticona atua no estômago e no intestino diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas. Ainda dificulta a formação destas bolhas e leva à formação de bolhas maiores, facilmente expelidas. A ação do medicamento acontece normalmente de 10 a 30 minutos após sua ingestão.

A pediatra Relva Oliveira explica que não há necessidade de medicar o bebê para cólicas. Ela diz que a maior parte dos choros decorre do descompasso entre as suas demandas e o tempo em que são atendidas. Ou seja, às vezes pode ser fome, calor, frio, fralda suja ou um simples pedido de colo.

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  1. Barriga mais durinha e globosa;
  2. Mãozinhas fechadas;
  3. Rosto avermelhado;
  4. Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  5. O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

O Luftal é um remédio à base de simeticona indicado para o alívio dos gases. Seu principal objetivo é aliviar problemas gastrointestinais decorrentes de excesso de gases, como desconforto abdominal, aumento de volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen.

Simeticona elimina as bolhas dos gases, causadoras de dor abdominal e flatulência. Sua ação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases, como cólicas, inchaço e desconforto.

O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece. Na maioria das vezes, a cólica significa simplesmente que a criança é extraordinariamente sensível à estimulação ou também por ter um sistema nervoso imaturo.

Por que são muito comuns em bebês? Com o aparelho digestivo ainda em desenvolvimento, os bebês são alvos fáceis dos gases. Eles podem estar associados ao ar engolido, leite ingerido ou às fórmulas usadas para complementar a alimentação.

A simeticona comprimidos: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições. Você deve engolir o comprimido com um pouco de água. As doses podem ser modificadas à critério do médico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.