Quantas vezes passar óleo na barriga de grávida?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Além da barriga, as estrias podem aparecer nos seios, no abdômen, então é importante hidratar o corpo todo pelo menos duas vezes ao dia, e a dermatologista explica como aplicar esses cremes e óleos.

O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. “Outra boa opção é o Óleo Bio-Oil, rico em vitamina E. Ele deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias, como os glúteos, coxas, abdome e seios”, explica Tafner.

“Hidratação é o principal cuidado e precisa ser realizado pelo menos duas vezes ao dia. Além do abdômen, a região da mama também não pode ser esquecida”, destaca a médica.

Segundo a Dra. Carla Vidal, uma boa alimentação é fundamental para prevenir as estrias. Aposte em alimentos ricos em vitamina C e E e ingira pelo menos dois litros de água diariamente. “Alimentos antioxidantes, como as frutas cítricas, estimulam o colágeno.

São exemplos de óleos contraindicados na gestação: Alecrim, Canela, Cravo, Eucalipto Glóbulos, wintergreen, cânfora, artemísia, entre outros. Esses mesmos compostos representam risco não apenas para a mãe, mas também para o bebê.

Para grávidas, ele deve ser usado desde o começo do segundo trimestre da gestação, massageando partes do corpo mais propensas às estrias.

Beba água: Para evitar uma pele seca e sensível, busque beber muita água. Dessa forma, além de hidratar a sua pele, você estará hidratando o seu corpo como um todo! Evite usar muita maquiagem: Não precisa parar totalmente, mas talvez diminuir ou usar produtos hipoalergênicos sejam uma ótima ideia.

Vale utilizar produtos à base de manteigas (karité, manga e pistache) e óleos (coco, rosa-mosqueta, uva e amêndoas), além do ácido hialurônico, D-pantenol, vitaminas C e E e silício. Eles podem estar em cremes e loções (prontos ou manipulados). Lembrando que a ureia, comum em cremes, não deve ser usada na gestação.

Óleo de amêndoas para evitar estrias na gravidez
Sua fórmula é rica em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. É indicado para manter a elasticidade do corpo, evitar o ressecamento da pele, melhorar a aparência do cabelo e prevenir estrias vermelhas na barriga no período de gravidez.

Além de combater o ressecamento, ele ainda pode ser usado para prevenir estrias na gravidez. O produtinho pode ser usado várias vezes ao dia, sempre que você precisar reforçar a hidratação da pele. Sua textura densa é de fácil aplicação e ainda garante ótimo rendimento.

“O uso tópico de óleos vegetais para a prevenção de estrias é muito eficiente. O óleo de coco é ótimo, por ser emoliente e ter alto poder de umectação. Além disso, por seu baixo peso molecular, favorece a permeabilidade na pele”, revela o geneticista e cosmetologista, @marcioaccordi.

Óleo de coco e a pele da grávida
O óleo de coco ajuda na hidratação da pele, sem causar interferências no crescimento e desenvolvimento do bebê. O óleo de coco tem propriedades nutritivas é antioxidantes. O óleo de coco pode ser aplicado na pele, com auxílio de um algodão em discos ou algodão comum.

Porém, no nono mês, a barriga tende a reduzir de tamanho, pois é nesse período que acontece a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, processo que ocorre para que ele finalmente venha ao mundo, nascendo.

Lembrando que metais pesados, conservantes, corantes, amônia, benzeno e formol, entre outros, podem trazer riscos para o desenvolvimento do bebê.

As estrias da gravidez costumam surgir a partir do 6ª mês de gestação. Inicialmente, as estrias são de cor rosa. As novas lesões podem coçar e ao redor das estrias a pele se parece fina. Gradualmente, as estrias podem crescer em comprimento e largura, e sua coloração torna-se mais arroxeada ou avermelhada.