Quantas vezes por ano é normal ter amigdalite?

Perguntado por: rgoulart6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Estima-se que ocorram 10 milhões de casos de amigdalite a cada ano no Brasil. Apesar de ser um problema corriqueiro na infância, a amigdalite não pode prescindir de um bom diagnóstico e de um tratamento adequado.

A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar.

Se a amigdalite é recorrente, ou seja, se repete várias vezes, existe um quadro de amigdalite de repetição, causado, em muitos casos, pela bactéria Streptococcus beta hemolítico do grupo A.

Causas da amigdalite de repetição
Alguns fatores podem nos tornar predispostos às amigdalites de repetição como fatores genéticos, doenças crônicas como a diabetes mellitus, obesidade, refluxo gastroesofágico e hipertensão, assim como os problemas no sistema imunológico.

Como se prevenir?

  1. Evite ambientes com ar-condicionado, o vírus se propaga mais rápido e resseca as mucosas, diminuindo a resistência das amígdalas;
  2. Quando o seu caso for amigdalite bacteriana, tome os remédios prescritos pelo médico durante os dias determinados. ...
  3. Fique longe de cigarros.

De modo geral, qualquer infecção do sistema respiratório infantil pode deixar a garganta inflamada. Isso inclui gripe, resfriado, amigdalite, sinusite e faringite, entre outras doenças similares. O processo inflamatório faz parte da resposta do corpo para defender o organismo.

Fique atento(a): quando a causa é bacteriana, a amígdala fica grande, podendo, inclusive, formar um abscesso. Nesses casos, o paciente tem dor de garganta muito forte, dificuldade severa para engolir e dores no corpo, além de febre alta e persistente.

Quando a infecções nas amígdalas se tornam recorrentes, a cirurgia pode ser a solução. Além da frequência com que acontecem, deve-se levar em conta os danos que são gerados no paciente. Neste aspecto, a cirurgia pode ser recomendada se a criança perde muitos dias de escola durante o ano por causa de amigdalites.

Gargarejo de água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

O perigo da amigdalite
Mais conhecida como uma simples dor de garganta, a amigdalite causada pelo estreptococo do grupo A atinge principalmente crianças em idade escolar. Tratada geralmente de maneira incorreta, pode levar à febre reumática.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Quais são as principais causas desse problema? A principal causa de dor na garganta e, consequentemente, da sua inflamação é a gripe e o resfriado. Essas infecções virais fazem com que todo o sistema respiratório fique comprometido, podendo ou não causar danos também em estruturas como a faringe e a laringe.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Quanto tempo dura a amigdalite? A inflamação das amígdalas costuma durar de três a sete dias, em média, mas em alguns casos pode afetar o paciente por um tempo maior.

A amigdalite é considerada crônica quando a inflamação é recorrente, causando nódulos cervicais. Mais comum em crianças, podendo ter mais uma ocorrência ao ano. É recorrente mesmo sob medicação, podendo durar por duas semanas ou mais.

Os antibióticos devem ser tomados com moderação, sempre por indicação do médico e nas dosagens e intervalos de tempo recomendados indicadas pelo especialista.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA AMIGDALITE
Para auxílio diagnóstico o médico pode solicitar alguns exames, como: teste rápido para detecção do Estreptococo; cultura da secreção da garganta; teste de mononucleose; e contagem de células sanguíneas.

Um tratamento natural para combater a amigdalite bacteriana é fazer uma infusão de calêndula. Faça gargarejos com esta bebida várias vezes por dia. A calêndula tem a capacidade de diminuir a dor e a irritação da garganta, além de ser um bom remédio natural para curar a inflamação das amígdalas.

A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar. Como evitar: A cirurgia deve ser realizada da maneira menos traumática possível.

Algumas dicas para prevenir a amigdalite em crianças:- Crianças não fumam, mas se receberem a fumaça de fumantes ativos estão expostas do mesmo jeito- Evitar ambientes com ar-condicionado, que resseca as mucosas e diminui a resistência das amígdalas; - Em amigdalites de repetição, é importante afastar a hipótese de ...