Quantas vezes preciso ler um texto para decorar?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Ao ler um conteúdo, você, certamente, é capaz de absorver as principais ideias acerca do tema. No entanto, para que o texto seja memorizado, de fato, é imprescindível que você leia algumas vezes. Isso porque a nossa memória funciona com repetição. Quanto mais você ler um conteúdo, mais aprenderá.

Como Memorizar Textos Rápido e Sem Dificuldades

  1. Passo 1 – Pratique a Leitura Consciente de Todo o Texto.
  2. Passo 2 – Leia o Texto aos Poucos e Escreva a Próprio Punho.
  3. Passo 3 – Escreva as Iniciais das Palavras, Vírgulas e Pontos.
  4. Passo 4 – Faça o Processo em Todo o Texto e Repita O Anterior.

Uma boa dica é ler o texto duas vezes, se tiver tempo. Primeiro leia rápido e sem parar, não se importando com as partes que não foram entendidas. Compreendida a unidade do texto, o principal dele, leia novamente com mais atenção aos detalhes.

Use um timer
Para ler um texto pela primeira vez, ela indica definir um período de meia a uma hora para se esforçar pela concentração total. Uma ferramenta que pode ser útil é a técnica Pomodoro que estabelece 25 minutos de atenção intercalados por cinco minutos de pausa.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

Para fixar algo, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para, em seguida, ser estimulado a lembrar. Para fazer isso, uma solução é estudar matérias intercaladas. Dedique-se um tempo determinado para uma disciplina e, após um pequeno descanso, vá para outra.

fazer atividades como dança, teatro e diversos tipos de arte; tomar banho de olhos fechados e tentar pegar as coisas sem olhar; decorar trechos de livros, filmes e afins; escrever um diário, à noite, relembrando todas as atividades que você fez ao longo do dia.

Você memoriza livros inteiros com precisão, quer dizer linha por linha? Se sim, você é um dos casos particulares de memória privilegiada, raríssimos, que de fato existem. Memorizar um poema, um texto são tarefas comuns, um livro completo ipsis literis, não.

Pegue uma caneta e um pedaço de papel e passe o discurso a limpo — faça isso diversas se o texto não for muito grande. Muitas pessoas têm mais facilidade para memorizar uma informação quando a registram manualmente, portanto, copiar o discurso em outra folha de papel poderá ajudá-lo a fixar o conteúdo na memória.

Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio.

Pirâmide de aprendizagem
De acordo com Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. Desse modo, a porcentagem de retenção equivaleria a: Ler – 10% Ouvir – 20%