Quanto custa o tratamento de plagiocefalia?
Nos casos em que o médico recomenda a terapia com capacete de órtese craniana, o alto custo do tratamento ser um problema. Isso porque os valores para esse procedimento ficam em torno de R$12 mil a R$14 mil.
O que acontece se não tratar a plagiocefalia?
Apesar de a plagiocefalia posicional, em geral, não causar danos permanentes no cérebro, essa deformidade pode afetar o rosto dos bebês, ocasionando, por exemplo, assimetrias nas orelhas e nos olhos. O diagnóstico precoce e o tratamento clínico são importantes para evitar que a situação chegue a esse ponto.
Como corrigir plagiocefalia em casa?
Reduzir a pressão no crânio é o tratamento mais comum para a síndrome da cabeça plana. Consiste em colocar um cobertor ou toalha no chão e colocar o bebé de brutos enquanto está acordado durante alguns minutos, idealmente durante pelo menos 30 minutos no total todos os dias, sempre sob vigilância.
Como saber se a plagiocefalia é grave?
A testa do lado achatado pode ser mais inchada, o olho do mesmo lado pode estar mais aberto, e a orelha pode ser mais para a frente quando comparada com o outro lado. Nos casos mais graves, a assimetria dos eixos da cabeça é superior a 20 milímetros. Uma orelha está mais perto do ombro do que a outra.
Como saber o grau da plagiocefalia?
O exame realizado geralmente é a tomografia computadorizada com reconstrução em três dimensões. Nele é possível identificar a fusão precoce das suturas, o formato e proporções do crânio e outras alterações que podem estar associadas.
Quais as sequelas da plagiocefalia?
Distúrbios visuais: Em alguns casos, a plagiocefalia pode estar associada a distúrbios visuais, como estrabismo (desalinhamento dos olhos) ou ambliopia (olho preguiçoso). A assimetria craniana pode afetar a posição e o alinhamento dos olhos, resultando em problemas de visão.
Quais os riscos da plagiocefalia?
A maior característica da Plagiocefalia Posicional é o “achatamento” de um dos lados da cabeça, mais comumente do lado direito, o que pode gerar futuras complicações na estética do crânio, fazendo com que olhos e/ou orelhas fiquem desalinhadas e prejudicando o fechamento da mandíbula.
O que fazer para deixar a cabeça do bebê redondinha?
Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.
Como posicionar bebê com plagiocefalia?
Outra forma é colocar um ornamento ou móvel que atraia a sua atenção para o lado onde queremos que ele coloque a sua cabecinha. Tente passar entre meia e uma hora por dia virado para baixo, a melhor maneira de fazê-lo é esticá-lo no seu peito. Não só evitará a plagiofalia, como fortalecerá a sua ligação emocional.
Como é a cirurgia de plagiocefalia?
O processo cirúrgico da cranioestenose sindrômica pode levar de 2 a 6 horas, dependendo do caso, e utiliza a técnica clássica de osteotomia, que é a realização de cortes nos ossos da região que permitem remodelar o crânio da criança.
Quando usar capacete na plagiocefalia?
Estima-se o grau de assimetria através de várias medidas do diâmetro da cabeça. Se a assimetria for considerada grave, o capacete pode estar indicado – explica Márcio Moacyr de Vasconcelos, presidente do Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Como é a fisioterapia para plagiocefalia?
Como pode ajudar a Fisioterapia no tratamento da plagiocefalia? A fisioterapia pediátrica foca-se na melhoria da qualidade de vida das crianças, estimulando o seu crescimento e desenvolvimento a brincar. Brincar é a melhor forma de facilitar e integrar o movimento ao longo do desenvolvimento do bebé.
Como tratar plagiocefalia leve?
A solução pode ser simples: medidas de mudança do posicionamento do bebê enquanto ele está acordado podem ajudar, como estimulá-lo a ficar de bruços de 15 a 20 minutos, quatro vezes por dia.
Quando a cabeça do bebê volta ao normal?
Já a da parte posterior do crânio, ou seja, atrás da cabeça, leva, em média, 2 meses para se fechar. Este intervalo pode variar, mas até completar dois anos de idade o bebê já terá a sua cabecinha dura, com a formação do crânio completa.