Quanto custa uma cirurgia particular de varicocele?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada.

Com o tempo, se não tratada, as varizes podem aumentar de tamanho e manifestar sinais de atrofia testicular e infertilidade. O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue.

Raramente acontecem complicações sérias. Os riscos, mesmo incomuns, incluem as complicações associadas a um procedimento cirúrgico e em alguns casos raros danos ao testículo, coágulos na região das pernas bem como os associados ao procedimento anestésico.

Na maioria das vezes, varicoceles não causam problemas e são inofensivas. Com menos frequência, podem causar dor, problemas para ter filhos, um testículo crescer mais lentamente ou até mesmo encolher.

Recorrência é quando algumas veias residuais que estavam normais no momento da cirurgia acabam por ficar doentes e se dilatarem, devido ao aumento da pressão do sistema gerado pela cirurgia.

Qual é a indicação para cirurgia? O tratamento cirúrgico da varicocele é indicado para homens que apresentam dor testicular, atrofia do testículo ou problemas de fertilidade. No último caso, o paciente tenta engravidar há mais de 1 ano e não consegue, além de apresentar parâmetros insatisfatórios em seu espermograma.

Os tratamentos de varicocele são sempre cirúrgicos e são indicados àqueles que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. A varicocele pode ser tratada de três formas: cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica e embolização de varicocele.

Sintomas. A varicocele costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto. Pode ser assintomática. Em alguns casos, causa dor, peso e/ou desconforto e pode comprometer a estética da região.

Ainda que preocupante, o homem que apresenta varicocele pode ser pai. Nos casos em que há alterações no espermograma, pode-se realizar a cirurgia. Se, ainda assim, o paciente mostrar fatores de infertilidade, a opção é a reprodução assistida.

Então respondendo à pergunta do post: sim, na maioria dos casos é possível engravidar naturalmente. Mas caso você não consiga, tratar a varicocele é importante pois também aumenta as taxas de sucesso na inseminação intrauterina e na fertilização in vitro.

Consumo de álcool também não é recomendável.

Somente depois de 6 a 12 meses uma melhora nas condições seminais começa a ser vista no espermograma, pois a espermatogênese leva algum tempo para se restabelecer.

Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.

Varicocele. A presença de varizes no cordão espermático pode causar elevações na bolsa escrotal que se confundem com nódulos de testículo.

Fledoid é um medicamento de uso tópico/uso externo. Aplicar uma camada de Fledoid sobre a região afetada, espalhando suavemente três a quatro vezes ao dia ou mais, de acordo com a necessidade e indicação médica.

Grau III. A varicocele de grau III é a mais avançada, sendo mais relacionada com a infertilidade. As varizes são facilmente visualizadas e palpadas sem o auxílio da manobra de Valsalva.

A varicocele é uma dilatação e tortuosidade das veias do escroto, ou seja, do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias que drena o testículo. É uma causa comum de baixa produção espermática e diminuição da qualidade do esperma, embora nem todas as varicoceles afetem a produção de esperma.

O espermograma do paciente com varicocele pode, como já foi dito, ser normal. No entanto, quando há infertilidade, a concentração está reduzida, e ocorre igualmente piora na qualidade dos espermatozoides (redução da motilidade e da morfologia).

Nesse caso, geralmente, o casal é encaminhado para a reprodução assistida. Isso porque, após a cirurgia para correção da varicocele, é necessário período de seis a nove meses para avaliação de melhora dos parâmetros espermáticos, sendo preciso aguardar para recomeçar as tentativas de gestação espontânea.

É mais comum no lado esquerdo, porque a veia espermática do lado esquerdo desemboca na veia renal esquerda em um ângulo de 90 °, ou seja, reto, fazendo com que a pressão nesse lado seja mais alta que no lado direito, lado este em que a veia espermática desemboca obliquamente diretamente na veia cava inferior.