Quanto custa uma revisão completa?

Perguntado por: lcosta2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Os preços das revisões variam conforme o carro e a marca. Modelos de entrada partem de R$ 300 por vistoria a R$ 500 (as três primeiras) – fora trocas de peças e mão de obra. Carros mais modernos (exceto de marcas premium) vão de R$ 500 a R$ 1.400.

O preço de uma revisão veicular varia de acordo com o modelo e a marca do automóvel. De modo geral, na primeira revisão de um carro com 0 km rodados, o procedimento é gratuito. Para veículos usados que são compactos e de entrada, os valores variam em torno de R$ 300 a R$ 500.

Na revisão do carro, os técnicos e mecânicos fazem uma inspeção visual e/ou por meio de equipamentos específicos para ver se tudo está funcionando corretamente. Desde o motor, transmissão e freios, até a parte elétrica e do escapamento.

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — tudo depende de qual marca for atingida antes. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo. Nesse material, é possível encontrar todos os detalhes que dizem respeito ao modelo em questão.

A divisão de tempo é feita em 30 minutos para revisão, dez para alinhamento e balanceamento, 12 para lavagem e oito para entrega, onde são checados itens de segurança, troca de óleo, lavagem, medição das pastilhas de freio, alinhamento, entre outros.

Não faça revisões longas
Como todos sabem, a revisão serve apenas para relembrar o conteúdo estudado. Para que isso ocorra de maneira efetiva, evite ficar muito tempo fazendo a recapitulação da matéria. E, por esse motivo, é importante fazer anotações relevantes para aproveitar melhor esse tempo.

Vantagens da revisão em concessionária
Assim, a revisão na concessionária permite que o veículo opere o mais próximo possível das condições em que saiu da fábrica, além de utilizar somente peças genuínas. Isso tudo, permite que o carro não perca a garantia da fábrica.

Em outras palavras, se o consumidor não fizer a revisão periódica no período da garantia, de cinco anos, por exemplo, na concessionária respectiva, ele perde toda a garantia, mesmo que o vício ou o defeito em nada se relacione aos itens da revisão.

A revisão do carro é o processo em que mecânicos automotivos avaliam os sistemas com o intuito de identificar eventuais falhas. Além de evitar panes e até mesmo acidentes, quando a revisão detecta mau funcionamento em algum componente previne gastos mais altos com manutenção do que o necessário.

Quando fazer o alinhamento ou balanceamento? Não existe uma regra, mas sim uma recomendação por especialistas. O ideal é que, a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem desgastes, seja feita uma avaliação para saber se continua tudo certo.

Revisão 100 mil km
Isso porque, ao chegar nessa marca, muitas peças já estão desgastadas ou precisam ser reavaliadas por um especialista. Sendo assim, o mecânico irá indicar um balanceamento, troca de filtros, troca dos fluídos de freio e velas de ignição, além de adicionar aditivos no tanque de combustível.

A primeira revisão do carro é uma “bateria de exames” que tem como objetivo diagnosticar como está a saúde do veículo. Nesse momento, serão testados todos os componentes e sistemas, sejam eles mecânicos ou elétricos.

A revisão contratual é uma alternativa prevista na legislação para o restabelecimento do equilíbrio contratual. Em outras palavras, é a possibilidade dada às partes de um contrato de alterá-lo, desde que ele, por razões imprevisíveis, tenha deixado de ser equilibrado após a sua celebração.

A manutenção preventiva tem como finalidade evitar (ou minimizar) falhas e danos em peças e componentes do carro. Ao contrário da revisão corretiva, elas são planejadas e realizadas periodicamente. Já a manutenção corretiva propõe o concerto imediato de um problema que comprometa o funcionamento adequado do veículo.

O revisor deve fazer a revisão de um conteúdo várias vezes a medida que novas alterações são realizadas, antes de que a versão final seja aprovada. Neste guia, vamos explorar melhor as possibilidades da profissão de revisor e o que é preciso para seguir uma carreira na área.

De acordo com o jornalista automotivo Rodrigo Samy, é fundamental realizar as revisões na concessionária durante a garantia e até mesmo quando ela acabar.

As marcas costumam dar uma tolerância de 1.000 a no máximo 2 mil quilômetros a mais do recomendado para revisão de carros. Vale lembrar que, não é recomendável deixar passar muito do indicado pela fabricante. Próximo de 500 KM a mais, já é importante procurar pela concessionária ou mecânico.

De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão automotiva? Geralmente, a revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo de qual marca for atingida antes, principalmente para veículos que têm usos diários e recorrentes – como é o caso de carros de frota.

Basta examinar a vareta de medição antes de levar o carro para a oficina, observando o nível e a cor do líquido. Após a revisão, a coloração do novo fluído deve ser mais clara. Em casos de possíveis barulhos apontados anteriormente, a checagem deve ser feita ainda no estabelecimento.