Quanto é 1 atm em kg?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 12 votos

A massa de um corpo também pode ser definida nos termos da força gravitacional que ele produz, medida em Newton. atm = atmosfera física 1 atm = 1,013 bar 1 atm = 1,033 kgf/cm² 1 atm = 14,7 p.s.i.

Normalmente, utiliza-se o valor de 1 atm como sendo 105 N/m2.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área. Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²), mas também pode ser medida em atm (1 atm = 1,1.105 Pa).

Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.

A massa média da atmosfera é de cerca de 5 quatrilhões (5x1015) de toneladas, ou cerca de 1/1 200 000 a massa da Terra.

Ao submergirmos mais profundamente no oceano a pressão exercida também aumenta, só que o acréscimo é muito maior. Para cada 10 metros que descemos em um ambiente aquático a pressão aumenta o equivalente a uma atmosfera inteira (1 atm).

Pressão quando entramos no mar
Para termos de comparação, a cada 10 metros de profundidade aumenta-se 1 atm de pressão. Se você descer 1000 metros de profundidade no mar é equivalente a 101 vezes a pressão atmosférica que você está acostumado na superfície da Terra.

Definição. Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força.

Assim, a fórmula que representa essa grandeza escalar é definida da seguinte maneira: P = F / A. Ou seja, é a pressão, em razão da força, aplicada sobre a área ou superfície. Equivale a força de 1 newton por uma área de 1 metro quadrado.

Definição de pressão manométrica
A pressão manométrica é definida como a diferença entre uma pressão absoluta (Pabs) e a pressão atmosférica predominante (Pamb).

Significado de Kg
abreviatura Unidade de massa ou de peso que, no sistema internacional de unidades (SI), equivale a 1000 gramas; quilo, quilograma: pode-se considerar 1kg como a massa de um litro de água a 4°C. Etimologia (origem da palavra kg).

1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.

Sabe-se que 1 Quilograma-Força é equivalente a 9,81 Newtons. Isso significa que para converter uma medida em Newtons para Quilograma-Força, basta dividir o valor da medida em Newtons por 9,81.

O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é de 1 kgf/cm², aproximadamente. Esse é um valor bem conveniente de se decorar, não é mesmo? Se quisermos saber qual é a FORÇA que o ar atmosférico faz sobre nosso corpo basta multiplicar essa pressão, em kgf/cm², pela área de nosso corpo, em cm².

A pressão é uma variável de estado dos gases e é resultado das colisões das partículas do gás contra as paredes do recipiente que o contém. Sua unidade é o Pa (pascal).

A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.

Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

Conceito de Mol
Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.

6,02 x 1023

O mol corresponde ao número de espécies elementares em determinada massa de uma substância. Um mol tem um valor absoluto de 6,02 x 1023. Essa constante é importante para realizar cálculos químicos, pois nos permite obter uma proporção entre a escala atômica e uma escala possível de mensurar.