Quanto E

Como saber se tem corpo estranho na garganta?

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

... Ler mais

O que acontece quando o leite vai para o pulmão?

De acordo com a médica, quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependo do corpo estranho que ingeriu. “O grande perigo de a criança broncoaspirar um corpo estranho é entrar em insuficiência respiratória.

... Ler mais

O que é bronco espasmo?

Broncoespasmo é uma condição clínica caracterizada pela contração repentina da musculatura dos brônquios associada à obstrução do fluxo aéreo. Trata-se de uma das manifestações clínicas características de doenças como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

... Ler mais

Qual o melhor Apgar?

Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave.

... Ler mais

Quais os 5 sentidos avaliados na escala de Apgar?

Os sinais avaliados são a frequência cardíaca, a res- piração, o tônus muscular, a cor da pele e a presença de refle- xos.

... Ler mais

O que é Apgar baixo?

A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.

... Ler mais

O que é o sinal de Gordon?

Sinal de Gordon: nesse caso, o médico comprime a musculatura da panturrilha; Sinal de Oppenheim: oexaminador faz uma compressão com o polegar e com o indicador sobre a face medial da tíbia, descendo a mão da região infrapatelar até o tornozelo.

... Ler mais

O que significa a boca cheia de saliva?

Produzir saliva em excesso constantemente, chegando a babar, por exemplo, pode ser um indicativo negativo. Possivelmente a pessoa acometida está com um problema nas glândulas salivares, responsáveis por produzir o muco. Uma outra condição comum é a dificuldade de engolir, que também causa a hipersalivação.

... Ler mais

Como reverter a broncoaspiração?

Confira as medidas que podem ser tomadas para cada caso de broncoaspiração: Atividades de reabilitação, com exercícios de estimulação da deglutição, que são realizados por fonoaudiólogos, assim como o suporte nutricional adequado.

... Ler mais

O que é aspiração silenciosa?

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE. Aspiration pneumonitis and aspiration pneumonia.

... Ler mais

Como ocorre o processo de engasgo?

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.

... Ler mais

Como começa a disfagia?

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

... Ler mais

É possível se alimentar de cabeça para baixo?

O movimento peristáltico no esôfago é um movimento ondulado que, literalmente, empurra o bolo alimentar em direção ao estômago. Esse movimento é tão eficiente que garante o sentido do alimento mesmo que fiquemos de cabeça para baixo.

... Ler mais

Quando a disfagia é preocupante?

Tossir ou engasgar ao engolir; Produzir excesso de saliva (baba) que atrapalhe a deglutição; Problemas na fala. Se você tiver um ou mais desses sintomas recorrentes ou com duração maior que três dias, deve procurar ajuda médica para investigar possíveis causas e realizar o tratamento adequado.

... Ler mais

Como começa uma crise de refluxo?

Além da ardência, a dor torácica intensa e a tosse seca são outros sintomas da doença. O desconforto tende a aumentar quando a pessoa está deitada, aumentando a sensação de queimação, que também pode subir para a boca, a laringe e os pulmões. Isso acontece porque o suco ácido segue subindo quando a pessoa está deitada.

... Ler mais

Como é a tosse de refluxo?

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

... Ler mais

Qual a posição para evitar broncoaspiração?

Ofertar alimentos em posição confortável, de preferência sentado. Ofertar alimentos em ritmo e velocidade confortáveis e seguros.

... Ler mais

Como fica a garganta de uma pessoa que tem refluxo?

A mucosa da garganta é bem sensível e pode sofrer danos irreparáveis por conta do refluxo, fazendo com que a sensação de irritação e dor ao engolir alimentos e bebidas se torne um problema crônico. Esse desconforto pode persistir por longos períodos, mesmo que a DRGE esteja sob controle.

... Ler mais

Quais são os sintomas de refluxo na garganta?

"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.

... Ler mais