O que é o sinal de Gordon?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Sinal de Gordon: nesse caso, o médico comprime a musculatura da panturrilha; Sinal de Oppenheim: oexaminador faz uma compressão com o polegar e com o indicador sobre a face medial da tíbia, descendo a mão da região infrapatelar até o tornozelo.

“Flexão dorsal do hálux ao estímulo ascendente na parte lateral para medial da região plantar.” Na prática, você deve utilizar um objeto levemente pontiagudo, por exemplo, uma caneta, e direcioná-lo no sentido latero-medial, como que em direção ao dedão do pé.

O sinal de Babinski apenas está presente em lesões do 1º neurônio motor, constituindo, dessa forma, importante ferramenta de diferenciação, principalmente quando existe a suspeita de lesões concomitantes de 1º e 2º neurônio.

O reflexo palmomental está presente quando a percussão da palma da mão provoca contração do músculo mentual ipsolateral no lábio inferior. O sinal de Hoffmann está presente se uma pancada leve na unha do polegar e indicador elicita flexão involuntária da falange distal dos dedos médio e anular.

Série de contrações musculares, rítmicas e involuntárias, em que o espasmo e o relaxamento se sucedem alternadamente.

O teste é considerado positivo quando o paciente apresenta oscilação ou queda ao fechar os olhos, ou piora do desequilíbrio já existente de olhos abertos. No entanto, fiquemos atentos! Na alteração somatossensorial, o balanço começa assim que os olhos estão fechados, ocorre em todas as direções, e é rápido.

Realizado pela dorsiflexão rápida do pé no tornozelo, o clônus quando sustentado sugere lesão em neurônio motor superior. O reflexo abdominal superior deve ser realizado tocando levemente os 4 quadrantes do abdome próximo ao umbigo com um bastão de madeira aplicador de algodão, ou mesmo uma ferramenta similar.

Atáxica - Marcha
A marcha atáxica é o termo médico para descrever as alterações de caminhar caracterizadas por incoordenação dos membros inferiores. Essa alteração não ocorre em indivíduos normais e sempre indica disfunção de estruturas neurológicas importantes para o equilíbrio.

Resposta anormal do reflexo plantar obtido quando se passa um objeto rombo no bordo externo da planta do pé, desde o calcanhar ao dedo mínimo e em que, contrariamente ao normal, não se verifica a flexão de todos os dedos. A positividade deste sinal é indicativa de lesão da via piramidal do sistema nervoso.

Se no ambulatório de neurologia, ao realizar o exame físico neurológico completo, você constatar que seu paciente apresenta o sinal de Babinski, esse é um forte indicativo de que ele apresenta uma lesão na via piramidal, aquela principal responsável pela motricidade voluntária.

A forma mais comum de testar o reflexo de Moro consiste em pegar no bebé, apoiando a cabeça e as costas, e simular que deixa o bebé cair, sem nunca retirar as mãos do corpo do bebé.

O teste do tendão patelar testa a função do nervo femoral e os seguimentos L2-L4 da medula espinhal. A ausência ou diminuição deste reflexo é conhecida como sinal de Westphal. O reflexo patelar é clinicamente usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).

Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, podendo aparecer até os três meses da criança. O principal movimento do reflexo de Moro é o movimento involuntário de braços, pernas e cabeça da criança.

Esse exame identifica as características do reflexo da luz nos olhos, sendo que o reflexo na cor vermelho-alaranjado é o normal e a coloração esbranquiçada indica alguma alteração.

HIPERREFLEXIA / HIPORREFLEXIA – aumento ou diminuição dos reflexos dos músculos e tendões, respectivamente.

O teste feito com o Martelo é simples, porém extremamente importante, pois por meio dele, é possível identificar doenças neurológicas como Alzheimer, AVE e doenças medulares.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

Quais os sintomas da espasticidade?

  • Contração involuntária dos músculos;
  • Dificuldade para dobrar as pernas ou os braços;
  • Dor nos músculos afetados;
  • Cruzamento involuntário das pernas;
  • Deformidades nas articulações;
  • Espasmos musculares.