Quanto E

O que eu perco se eu pedir demissão?

Ao pedir o desligamento imediato, sem a chance de realizar um acordo com o empregador, o funcionário perde o direito de sacar o FGTS, e ainda de receber a multa devida em demissões sem justa causa ou demissão por acordo.

... Ler mais

Quanto tempo o INSS demora para analisar o PPP?

Algumas vezes, o Instituto não fala nada, porque já fica meio implícito que ele vai demorar pelo menos 90 dias para analisar um benefício. Portanto, esteja ciente de que o prazo utilizado na prática, tanto pelo INSS como pela Justiça, é o de 45 dias + 45 dias.

... Ler mais

Quando o PPP não é aceito pelo INSS?

Este não reconhecimento pode se dar por erro na análise do servidor, onde a atividade era prevista no rol e o mesmo não a enquadrou. Isso é mais comum do que imaginamos. E também pode se dar, quando o segurado trabalhava exposto a agente nocivo, porém sua função está errada na carteira de trabalho.

... Ler mais

O que diz a Súmula 374 do TST?

O relator, ministro Alberto Bresciani, explicou que a Súmula 374 do TST dispõe, expressamente, que o "empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua ...

... Ler mais

O que diz a Súmula 171 do TST?

Contrato de trabalho. Salvo na hipótese de dispensa do empregado por justa causa, a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais, ainda que incompleto o período aquisitivo de 12 (doze) meses (art. 142 da CLT).

... Ler mais

O que caracteriza um ambiente de trabalho insalubre?

189 da Constituição das Leis Trabalhistas - CLT, são consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de ...

... Ler mais

Como exigir insalubridade?

Como entrar com uma ação na justiça do trabalho para exigir o pagamento do adicional de insalubridade: Para entrar com uma ação na justiça do trabalho, o trabalhador deve procurar um advogado trabalhista para elaborar a petição inicial e representá-lo perante o juízo competente.

... Ler mais

Como saber se a função é insalubre?

Em resumo, as atividades insalubres são as atividades onde o trabalhador está em contato com agentes nocivos à saúde acima do limite legal permitido por lei. Nesse sentido, para uma atividade ser considerada insalubre ela deve ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

... Ler mais

Pode cobrar INSS sobre insalubridade?

O desconto do INSS incide sobre o salário-base incluindo as horas extras, os adicionais de insalubridade e de periculosidade, o adicional noturno, as diárias para viagem acima de 50% do salário percebido, subtraindo faltas e DSR sobre faltas, o 13º salário e outros valores admitidos em lei pela previdência social.

... Ler mais

Quem paga a perícia de insalubridade?

As perícias trabalhistas - tanto de insalubridade quanto de periculosidade - são procedimentos que determinam o pagamento ou não, por parte da empresa, de valores adicionais de acordo com a função dos trabalhadores.

... Ler mais

O que é considerado como atividade insalubre pela CLT?

Art. 189. Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Art.

... Ler mais

Como pagar INSS para completar tempo de contribuição?

Importante: para você pagar INSS em atraso de períodos anteriores a 5 anos, você deve agendar um atendimento no site do Meu INSS. É neste atendimento que você solicitará o cálculo dos valores a serem pagos de INSS em atraso e as respectivas guias de pagamento das contribuições atrasadas.

... Ler mais

Qual é o valor máximo de aposentadoria?

O Teto do INSS é o valor máximo pago de benefício previdenciário pelo Instituto ao segurado. Cabe ressaltar que o Governo Federal atualiza esse valor todos os anos. Neste ano de 2023, o valor do Teto do INSS é de R$ 7.507,49. Consequentemente, este também será o limite da contribuição previdenciária.

... Ler mais

Quem se aposenta e continua trabalhando tem que pagar INSS?

Estou aposentado e continuo trabalhando, devo contribuir para o INSS? Sim, mesmo aposentado, você deve continuar pagando INSS se continuar trabalhando. No Brasil, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada, estará automaticamente vinculada ao INSS. Esse vínculo é obrigatório.

... Ler mais

Como fica a aposentadoria para quem começou a trabalhar antes de 1998?

Quem começou a trabalhar antes de 1998 tem mais opções de aposentadoria e uma delas é a proporcional. Não se engane com o nome: a aposentadoria proporcional do passado pode ter valor maior que a aposentadoria integral de hoje.

... Ler mais

O que é o pedágio de 50 na aposentadoria?

Essa regra de aposentadoria é chamada de regra do pedágio de 50% porque o contribuinte precisa cumprir, além do tempo total de contribuição, um período adicional equivalente a 50% do tempo que faltava para se aposentar por tempo de contribuição na data da reforma da previdência.

... Ler mais