Quanto E

Qual é o porquê de justificativa?

Podemos dizer, de maneira sucinta, que essa é a forma usada em respostas. Ela indica causa, justificativa ou consequência.

... Ler mais

Faz-se as unhas ou Fazem-se as unhas?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

... Ler mais

Faz 25 anos ou fazem 25 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

... Ler mais

Fazem feliz ou fazem felizes?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

... Ler mais

Fazem 100 dias ou faz 100 dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

... Ler mais

Deve haver é correto?

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

... Ler mais

Estou a 1 hora ou há uma hora?

Trata-se de locução adverbial usada quando se quer referir pontualmente ao horário do relógio. Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde. Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a.

... Ler mais

Estou a 5 minutos ou há 5 minutos?

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

... Ler mais

Está a Anos-luz ou está há anos luz?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

... Ler mais

Pode usar mim depois de para?

O mim é utilizado para substituir um substantivo na frase e exerce a função de objeto indireto. O mim será sempre acompanhado de preposições (a, até, de, com, para, por, em, sem, entre, contra, sob, sobre, etc.).

... Ler mais

Quem falou ou que falou?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

... Ler mais

Estou me referindo a ou a?

A dúvida é: O jurista estava referindo-se a ou à leis? A resposta é: O jurista estava referindo-se a leis. Não devemos usar o acento grave indicativo da crase por um motivo muito simples: neste caso encontramos apenas a preposição “a”. Não há o artigo definido.

... Ler mais

Qual o certo não fui eu ou não foi eu?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

... Ler mais

Tinham ou tinha horas?

As duas palavras estão corretas e correspondem a uma conjugação do verbo ter.

... Ler mais

Onde mora ou aonde mora?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

... Ler mais

Onde você vai aonde você vai?

Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos: “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.

... Ler mais

Onde é lugar fixo?

Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

... Ler mais

Está bem ou está bom?

2. «O bolo está bem feito», mas não «O bolo está bom feito». Praticamente, a única situação em que existe paralelismo semântico e estrutural entre estas duas construções é quando são usadas para dizer que alguém está em boas condições (de saúde, físicas, mentais), em frases como: «O João está bem.»

... Ler mais

Qual é o número natural que não tem sucessor?

O conjunto de números naturais é infinito. Todos possuem um antecessor (número anterior) e um sucessor (número posterior), exceto o número zero (0).

... Ler mais